O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) retirou hoje um cálculo na bexiga em cirurgia que durou uma hora e meia e foi realizada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O procedimento, uma cistolitotripsia endoscópica, é considerada simples e não deve exigir muito tempo de recuperação.
A tendência é que o governante descanse durante o fim de semana e retorne ao trabalho em Brasília já na segunda-feira (28).
De acordo com o boletim divulgado pela assessoria de Bolsonaro, a operação se deu "sem intercorrências" e o cálculo foi "totalmente removido". O presidente está em estado estável e sem febre ou dor.
O presidente convivia há pelo menos cinco anos com a pedra na bexiga e, segundo o próprio, a indicação cirúrgica ocorreu para que ela não provocasse lesões no aparelho urinário.
O ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, foi às redes sociais desejar uma pronta recuperação ao presidente. "Graças a Deus foi um sucesso a cirurgia do nosso líder, Jair Messias Bolsonaro!", escreveu.
Confira o boletim médico na íntegra:
São Paulo, 25 de setembro de 2020.
O Excelentíssimo Presidente da República Jair Bolsonaro foi submetido à intervenção cirúrgica de Cistolitotripsia endoscópica para a retirada de cálculo da bexiga. O procedimento foi realizado sem intercorrências, com duração de 1h30 e o cálculo foi totalmente removido.
No momento, o paciente encontra-se estável clinicamente, afebril e sem dor.
Dr. Leandro Santini Echenique, cardiologista
Dr. Leonardo Lima Borges, urologista
Dr. Miguel Cendoroglo, Diretor-Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein.
Barreiras Notícias / UOL