• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Horário de votação das 7h às 10h será preferencial para idosos, mas não será exclusivo ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     O medo de o eleitor não comparecer às urnas por causa da pandemia do novo coronavírus ronda os políticos e a Justiça eleitoral. Conforme noticiamos nos últimos dias, o temor é tanto que a Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral iniciam nesta semana uma campanha pedindo ao eleitor que vote. No entanto, como o processo será diferenciado por causa das regras sanitárias, já tem gente espalhando fake news por aí.

    O TRE teve que fazer um desmentido porque viralizou no final de semana a informação de que idosos só poderiam votar nas primeiras horas na manhã. E começamos a coluna desmentindo a informação de que o horário de votação das 7h às 10h da manhã será exclusivo para idosos e demais pessoas do grupo de risco.

    Checagem Em Cima do Fato

    O horário de votação das 7h às 10h será preferencial para idosos e demais pessoas do grupo de risco. O ideal é que esse público tenha o menor contato possível com o restante das pessoas, por isso a recomendação é que eles votem mais cedo e os demais votem mais tarde. Mas não há nenhum impedimento de horário para nenhum dos públicos. Todos os eleitores poderão votar das 7h à 17h, segundo o Tribunal Regional Eleitoral.

    Horário estendido

    Para minimizar aglomerações, o Tribunal Superior Eleitoral ampliou o horário de votação. Será das 7h às 17h e não das 8h às 17h.

    Sem máscara não entra

    Eleitor sem máscara não entra na sessão de votação, segundo o presidente do TRE-MG, desembargador Alexandre Victor de Carvalho. O distanciamento na fila também terá que ser respeitado. Caso os eleitores não sigam as regras de segurança sanitária, a polícia será acionada pelo Tribunal.

    Não haverá biometria

    Mesmo nas cidades onde o cadastramento já foi feito e a votação por biometria seria obrigatória, o uso da nova tecnologia não será feito, isso porque o uso das digitais é mais um contato manual que pode aumentar o contágio pelo novo coronavírus.

    A conferência da identidade será feita por meio de documento oficial com foto ou do e-título, com um metro e meio de distância, sem que o mesário manipule o documento do eleitor. 208 mil mesários vão trabalhar nas eleições em Minas todos vão receber um kit com álcool em gel e máscaras faciais, inclusive de acrílico.

    Higienização na votação

    Os eleitores terão que higienizar as mãos antes e depois da votação, com álcool líquido e em gel que estarão disponíveis na sala.

    Abstenção

    Na eleição de 2018, 20,3% dos eleitores não foram votar segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), isso significa cerca de 30 milhões de pessoas.  Foi o maior índice de abstenção desde 1998, há 22 anos, quando 21,5% dos eleitores não compareceram. O temor da Justiça eleitoral é que esse índice seja maior na próxima eleição, que ocorre no meio da pandemia. Alguns especialistas avaliam que a polarização espanta o eleitor moderado. (itatiaia/ Edilene Lopes)

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ