Horário de votação das 7h às 10h será preferencial para idosos, mas não será exclusivo

 O medo de o eleitor não comparecer às urnas por causa da pandemia do novo coronavírus ronda os políticos e a Justiça eleitoral. Conforme noticiamos nos últimos dias, o temor é tanto que a Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral iniciam nesta semana uma campanha pedindo ao eleitor que vote. No entanto, como o processo será diferenciado por causa das regras sanitárias, já tem gente espalhando fake news por aí.

O TRE teve que fazer um desmentido porque viralizou no final de semana a informação de que idosos só poderiam votar nas primeiras horas na manhã. E começamos a coluna desmentindo a informação de que o horário de votação das 7h às 10h da manhã será exclusivo para idosos e demais pessoas do grupo de risco.

Checagem Em Cima do Fato

O horário de votação das 7h às 10h será preferencial para idosos e demais pessoas do grupo de risco. O ideal é que esse público tenha o menor contato possível com o restante das pessoas, por isso a recomendação é que eles votem mais cedo e os demais votem mais tarde. Mas não há nenhum impedimento de horário para nenhum dos públicos. Todos os eleitores poderão votar das 7h à 17h, segundo o Tribunal Regional Eleitoral.

Horário estendido

Para minimizar aglomerações, o Tribunal Superior Eleitoral ampliou o horário de votação. Será das 7h às 17h e não das 8h às 17h.

Sem máscara não entra

Eleitor sem máscara não entra na sessão de votação, segundo o presidente do TRE-MG, desembargador Alexandre Victor de Carvalho. O distanciamento na fila também terá que ser respeitado. Caso os eleitores não sigam as regras de segurança sanitária, a polícia será acionada pelo Tribunal.

Não haverá biometria

Mesmo nas cidades onde o cadastramento já foi feito e a votação por biometria seria obrigatória, o uso da nova tecnologia não será feito, isso porque o uso das digitais é mais um contato manual que pode aumentar o contágio pelo novo coronavírus.

A conferência da identidade será feita por meio de documento oficial com foto ou do e-título, com um metro e meio de distância, sem que o mesário manipule o documento do eleitor. 208 mil mesários vão trabalhar nas eleições em Minas todos vão receber um kit com álcool em gel e máscaras faciais, inclusive de acrílico.

Higienização na votação

Os eleitores terão que higienizar as mãos antes e depois da votação, com álcool líquido e em gel que estarão disponíveis na sala.

Abstenção

Na eleição de 2018, 20,3% dos eleitores não foram votar segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), isso significa cerca de 30 milhões de pessoas.  Foi o maior índice de abstenção desde 1998, há 22 anos, quando 21,5% dos eleitores não compareceram. O temor da Justiça eleitoral é que esse índice seja maior na próxima eleição, que ocorre no meio da pandemia. Alguns especialistas avaliam que a polarização espanta o eleitor moderado. (itatiaia/ Edilene Lopes)

Horário de votação das 7h às 10h será preferencial para idosos, mas não será exclusivo Horário de votação das 7h às 10h será preferencial para idosos, mas não será exclusivo Reviewed by CM on 12:35 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

PRIME TELECOM | FIBRA ÓPTICA EM BARREIRAS