Mais de 80% dos vereadores tentam reeleição em 2020

Segundo a cientista política Lara Mesquita, do Centro de Política e Economia do Setor Público (Cepesp-FGV), é esperado que um alto percentual de vereadores tente um novo mandato.

"É próprio da ação política (tentar reeleição). Ninguém espera que você se eleja para um cargo, sobretudo um cargo no Legislativo, e depois desista e vá embora. Se você tem um chamado político, para a vida política - qualquer que seja ele, não estou querendo julgar aqui -, é absolutamente normal isso em qualquer lugar do mundo."

Os municípios com maior variação no número de vereadores que tentam a reeleição estão nessa situação por um motivo alheio à vontade dos parlamentares: cassação do mandato.

Em Santa Bárbara (MG), apenas um vereador tenta a reeleição, contra 10 em 2016. Isso porque que 10 vereadores tiveram o mandato cassado em 2018 por suposto envolvimento em um esquema que desviou R$ 4 milhões e foi alvo da operação Apollo 13, da Polícia Civil de MG.

Já em Naviraí (MS), 13 vereadores tentam se eleger novamente neste ano. Em 2016, apenas um havia concorrido a outro mandato. O motivo é que 11 vereadores foram cassados em 2015.


O número de prefeitos que tentam a reeleição também aumentou em 2020. Um dos possíveis motivos levantados pelos especialistas é o fato de a pandemia do coronavírus ter restringido as possibilidades de campanha, o que beneficia quem já tem cargo e é conhecido. Isso também pode acabar favorecendo os vereadores, segundo Lara Mesquita.

"Se a pandemia diminui as possibilidades, no sentido de ter menos campanha na rua, menos interação física, e se a gente imagina que isso possa favorecer os candidatos a prefeito em exercício, isso também pode favorecer os candidatos a vereador", afirma. "Quem já está cumprindo um mandato fala 'Ôpa, meus adversários têm menos chance de fazer campanha'. Ele já tem um mandato, tem mais recursos naturalmente disponíveis. É a mesma lógica."


Barreiras Notícias / G1
Mais de 80% dos vereadores tentam reeleição em 2020 Mais de 80% dos vereadores tentam reeleição em 2020 Reviewed by Jbarreiras on 03:58 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

PRIME TELECOM | FIBRA ÓPTICA EM BARREIRAS