• Girl in a jacket
  • Observatório da NASA descobre água na superfície da Lua ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    O observatório SOFIA da NASA confirmou, pela primeira vez, água na superfície lunar iluminada pelo sol. A descoberta indica que a água pode ser distribuída pela superfície da Lua, e não limitada a lugares frios e sombreados.


    Como revelado pela NASA, por meio de comunicado, SOFIA detectou moléculas de água (H2O) na Cratera Clavius, uma das maiores crateras visíveis da Terra, localizada no hemisfério sul. Observações anteriores da superfície detectaram alguma forma de hidrogênio, mas não foram capazes de distinguir entre a água e seu parente químico próximo, hidroxila (OH).


    “Apesar das pequenas quantidades, a descoberta levanta novas questões sobre como é criada e como ela persiste na superfície lunar áspera e sem ar. Os resultados do SOFIA baseiam-se em anos de pesquisas anteriores examinando a presença de água na lua”, detalhou.


    Diversas forças podem estar em jogo no fornecimento ou na criação dessa água. Como é armazenada – tornando possível o acúmulo – também levanta algumas questões intrigantes.


    “A água é um recurso valioso, tanto para fins científicos quanto para uso de nossos exploradores”, disse Jacob Bleacher, cientista-chefe de exploração do Diretório de Missão de Exploração e Operações Humanas da NASA.


    Os voos subsequentes do SOFIA procurarão por água em outros locais iluminados pelo sol e durante as diferentes fases lunares para aprender mais sobre como a água é produzida, armazenada e movida pela lua.


    Ainda de acordo com as informações, os dados importantes contribuirão para o trabalho de futuras missões lunares.


    Barreiras Notícias  /  Band UOL

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ