Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa inicia assistência técnica no Projeto Formoso

Produtores do Perímetro Irrigado do Projeto Formoso começaram no início desse mês a serem  beneficiados com a assistência técnica rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(SENAR), através da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia(FAEB), via Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa.

Inicialmente foram disponibilizadas  150 vagas para  essa assistência. Dessas 128 já  começaram a receber visitas dos agrônomos, e as outras 21 vagas ainda estão abertas para serem preenchidas. Para se inscrever o produtor  deve  comparecer na sede do Sindicato  que funciona provisoriamente no Distrito Irrigação Formoso(DIF), apresentar o ITR do lote e os documentos pessoais.

A assistência técnica é uma  parceria do SENAR com o Ministério da Agricultura, que inicialmente pretende  atender 05 turmas de 30 produtores. Ou seja, irá atender 150 produtores do Perímetro Irrigado do Projeto Formoso. A assistência técnica está sendo  feita por cinco agrônomos que foram contratado pelo  SENAR, via Sindicato dos Produtores.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa,  Ervino Kogler, a assistência técnica  será por um período de 02 anos, onde o agrônomo vai na propriedade do produtor 4 horas por mês, uma vez mensal, e esses produtores também serão capacitados pelo  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, através do AgroNordeste.

Ele destaca, que o  serviço prestado é a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) que é uma metodologia que visa atender produtores rurais, adotando um modelo de gestão e operação continuada, que engloba todos os processos da atividade produtiva na propriedade.

O presidente afirma  ainda, que todos os produtores do Perímetro Irrigado do Projeto Formoso terão direito a assistência técnica, e que logo após fechar o grupo dos 150 produtores, será viabilizado a contratação de mais profissionais para ampliar o atendimento.

A assistência técnica é uma grande conquista dos produtores do Projeto Formoso, graças a fundação do  Sindicato Rural, e a ajuda do Distrito de Irrigação, da Federação da Agricultura e da Superintendência Regional da Codevasf, que tem apoiado todas as  ações no Perímetro Irrigado.

A assistência técnica e gerencial é oferecida de maneira gratuita ao produtor.  O trabalho foca tanto em aspectos produtivos da atividade, quanto a questão gerencial e administrativa da propriedade, num modelo próprio desenvolvido pelo SENAR.

A assistência no Perímetro Irrigado Formoso, que é um dos maiores produtores de banana do Brasil,  é fruto da mobilização da Codevasf, juntamente com o Distrito de Irrigação e os produtores, que conseguiram viabilizar a proposta de  criação do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa. Dando condições para a entidade fazer convênios, e facilitar o serviço ao produtor, junto a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB). Com isso, os encaminhamentos ganharam força, após á última reunião realizada no Projeto Formoso no final de 2019, com a presença dos presidentes da Codevasf e Banco do Nordeste.

Do bomjesusdalapanoticias

Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa inicia assistência técnica no Projeto Formoso Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa inicia assistência técnica no Projeto Formoso Reviewed by CM on 04:55 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

PRIME TELECOM | FIBRA ÓPTICA EM BARREIRAS