• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa inicia assistência técnica no Projeto Formoso ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    Produtores do Perímetro Irrigado do Projeto Formoso começaram no início desse mês a serem  beneficiados com a assistência técnica rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(SENAR), através da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia(FAEB), via Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa.

    Inicialmente foram disponibilizadas  150 vagas para  essa assistência. Dessas 128 já  começaram a receber visitas dos agrônomos, e as outras 21 vagas ainda estão abertas para serem preenchidas. Para se inscrever o produtor  deve  comparecer na sede do Sindicato  que funciona provisoriamente no Distrito Irrigação Formoso(DIF), apresentar o ITR do lote e os documentos pessoais.

    A assistência técnica é uma  parceria do SENAR com o Ministério da Agricultura, que inicialmente pretende  atender 05 turmas de 30 produtores. Ou seja, irá atender 150 produtores do Perímetro Irrigado do Projeto Formoso. A assistência técnica está sendo  feita por cinco agrônomos que foram contratado pelo  SENAR, via Sindicato dos Produtores.

    De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa,  Ervino Kogler, a assistência técnica  será por um período de 02 anos, onde o agrônomo vai na propriedade do produtor 4 horas por mês, uma vez mensal, e esses produtores também serão capacitados pelo  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, através do AgroNordeste.

    Ele destaca, que o  serviço prestado é a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) que é uma metodologia que visa atender produtores rurais, adotando um modelo de gestão e operação continuada, que engloba todos os processos da atividade produtiva na propriedade.

    O presidente afirma  ainda, que todos os produtores do Perímetro Irrigado do Projeto Formoso terão direito a assistência técnica, e que logo após fechar o grupo dos 150 produtores, será viabilizado a contratação de mais profissionais para ampliar o atendimento.

    A assistência técnica é uma grande conquista dos produtores do Projeto Formoso, graças a fundação do  Sindicato Rural, e a ajuda do Distrito de Irrigação, da Federação da Agricultura e da Superintendência Regional da Codevasf, que tem apoiado todas as  ações no Perímetro Irrigado.

    A assistência técnica e gerencial é oferecida de maneira gratuita ao produtor.  O trabalho foca tanto em aspectos produtivos da atividade, quanto a questão gerencial e administrativa da propriedade, num modelo próprio desenvolvido pelo SENAR.

    A assistência no Perímetro Irrigado Formoso, que é um dos maiores produtores de banana do Brasil,  é fruto da mobilização da Codevasf, juntamente com o Distrito de Irrigação e os produtores, que conseguiram viabilizar a proposta de  criação do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa. Dando condições para a entidade fazer convênios, e facilitar o serviço ao produtor, junto a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB). Com isso, os encaminhamentos ganharam força, após á última reunião realizada no Projeto Formoso no final de 2019, com a presença dos presidentes da Codevasf e Banco do Nordeste.

    Do bomjesusdalapanoticias

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ