Veja quem está liderando as pesquisas para a prefeitura das principais capitais brasileiras

Restam apenas pouco mais de duas semanas para a realização das eleições em 1º turno em todo o Brasil, que está marcada para o dia 15 de novembro. Em um processo eleitoral atípico, devido a pandemia da Covid-19, os candidatos das principais metrópoles do país tiveram que se reinventar.

No cenário eleitoral que vem sendo desenhado pelas pesquisas eleitorais, é possível notar a preferência do eleitorado pela reeleição dos atuais prefeitos na maioria das capitais. Destaque na política nacional recente, o partido Novo ainda não conseguiu destaque com nenhum prefeiturável, já que todos não conseguem ultrapassar a marca de 2% das intenções de voto.

O bahia.ba fez um levantamento das últimas pesquisas realizadas em 12 das principais capitais espalhadas por todas as regiões do país.

Norte

Em Manaus, na pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record TV e divulgada no dia 26 de outubro, o candidato Amazonino (Podemos) aparece em primeiro com 27% das intenções de voto contra 19% de David Almeida (Avante).

Em terceiro lugar aparece Ricardo Nicolau (PSD), com 9%, seguido de José Ricardo (PT), com 8%. Na quarta colocação estão empatados os candidatos Capitão Alberto Neto (Republicanos) e Coronel Alfredo Menezes (Patriota), cada um com 4%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AM-03935/2020.
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Edmilson Rodrigues (Psol) – Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

 

Já em Belém, na pesquisa Ibope divulgada pela TV Liberal, no último sábado (24), aponta Edmilson Rodrigues (Psol) com 38%, Priante (MDB) com 15%, Thiago Araújo (Cidadania) com 8% e Delegado Federal Eguchi (Patriota) e Vavá Martins (Republicanos) cada um com 7%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PA-04432/2020.

Nordeste

Em Recife, João Campos (PSB), filho do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que morreu após um acidente de helicóptero nas eleições de 2014, aparece liderando a pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada no dia 22 de outubro. O socialista tem 31% das intenções de voto, seguido por Marília Arraes (PT) com 18%, Delegada Patrícia (Podemos) com 16% e Mendonça Filho (DEM) com 15%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PE-05988/2020.

No levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (28), o cenário em Fortaleza tem o ex-deputado federal Capitão Wagner (Pros) na liderança com 31,5% das intenções de voto. Atrás está o deputado estadual Sarto (PDT) aparece com 17,3%, enquanto a deputada federal Luizianne Lins (PT) tem 16,9%. Os 2 estão empatadas tecnicamente na 2ª colocação, considerando a margem de erro da pesquisa, de 3,5 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-08207/2020.


Foto: Band Bahia  Bruno Reis (DEM) – Foto: Band Bahia
 

O cenário em Salvador aponta uma possibilidade real para a eleição de Bruno Reis (DEM) ainda no 1º turno. Embalado pela aprovação da gestão do prefeito ACM Neto (DEM), o vice-prefeito Bruno Reis aparece liderando a pesquisa realizada pelo Ibope, no dia 5 de outubro, com 42% das intenções de voto. Atrás dele aparece o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), com 10%. Major Denice (PT) e Olívia Santana (PCdoB), apareceram empatadas, ambas com 6%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-03105/2020.

Centro-oeste

De acordo com a pesquisa Real Time Big Data para a prefeitura de Goiânia, encomendada pela Record TV, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) lidera com 29% das intenções de voto, contra 20% de Maguito Vilela (MDB). Atrás estão os candidatos Allyson Lima (Solidariedade) e o deputado federal Elias Vaz (PSB) com 4% cada um. O levantamento foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 20, com o número GO-07679/2020.

Sudeste

Em Belo Horizonte, o prefeito e candidato à reeleição Alexandre Kalil (PSD) ampliou sua vantagem em relação aos demais concorrentes ao comando da administração da capital mineira. Na nova pesquisa DataTempo/Quaest, contratada pela Sempre Editora, Kalil aparece com 59%, número suficiente para decidir a eleição ainda no 1º turno.

O candidato do PSD é seguido ainda por João Vítor Xavier (Cidadania) com 5%, Bruno Engler (PRTB) com 3% e Áurea Carolina (PSOL) com 3%. Todos esses estão tecnicamente empatados. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 19, com o número MG-06804/2020.


 

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Eduardo Paes (DEM) – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

 No Rio de Janeiro, na pesquisa Datafolha, divulgada no último dia 22, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) lidera com 28%, seguido pelo atual prefeito Crivella (Republicanos) e Martha Rocha (PDT), ambos com 13%. Atrás estão a deputada federal Benedita da Silva (PT) com 10% e Renata Souza (Psol) com 5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-08627/2020.

Já em São Paulo, a liderança é mantida pelo atual prefeito Bruno Covas (PSDB). Segundo o levantamento realizado pelo Datafolha, no dia 22, Covas aparece com 23% das intenções de voto, seguido por Celso Russomanno (Republicanos) com 20%, Guilherme Boulos (Psol) com 14%, Márcio França (PSB) com 10%, e Arthur do Val (Patriota) e Jilmar Tatto (PT) com 4% cada um. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-02125/2020.

Sul


Em Curitiba, o atual prefeito Rafael Greca (DEM) lidera as pesquisas e possui grande probabilidade de decidir a eleição ainda no primeiro turno, confirmando as expectativas desde o início das eleições, devido a alta taxa de aprovação da sua gestão.

Na pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada no último dia 22, Greca tem 46% das intenções de voto. Ele é seguido por Fernando Francischini (PSL) e Goura (PDT), que têm 8% cada um. Christiane Yared (PL) marcou 5%; João Arruda (MDB) e Carol Arns (Podemos) têm 3% cada um; e Dr. João Guilherme (Novo), 2%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PR-08260/2020.

Na Ilha da Magia, o atual prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), aparece com 44% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope, divulgada no dia 5 de outubro. O democrata também possui grande chance de vencer a eleição ainda no primeiro turno. Atrás estão Angela Amin (PP), que tem 15%; Pedrão (PL), com 9%; e Professor Elson (PSOL), 7%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SC-01561/2020.


 

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Manuela D’Ávila (PCdoB) – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
 

Em Porto Alegre, o levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas, divulgado no último dia 23, aponta a ex-deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB) com 22,6% das intenções de voto, liderando a corrida eleitoral. A comunista é seguida pelo ex-vice prefeito da capital gaúcha e atual deputado estadual Sebatião Melo (MDB), com 14,5%. Atrás estão o atual prefeito da capital, Nelson Marchezan Junior (PSDB) com 13,2%, e com José Fortunati (PTB) com 12,6%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RS-01659/2020. 



Veja quem está liderando as pesquisas para a prefeitura das principais capitais brasileiras Veja quem está liderando as pesquisas para a prefeitura das principais capitais brasileiras Reviewed by CM on 14:51 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

PRIME TELECOM | FIBRA ÓPTICA EM BARREIRAS