João Leão celebra aval do TCU para leilão da Fiol sem restrições

 Anunciado nesta quarta-feira (11), o aval do Tribunal de Contas da União para o leilão do primeiro trecho da Ferrovia Oeste Leste foi celebrada pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), João Leão. O gestor destacou principalmente a decisão da corte de contas que não incluiu na autorização para a concessão a imposição de regra que impediria a participação da Rumo – um dos maiores operadores logísticos em ferrovias no Brasil – e da mineradora Vale. A ideia chegou a ser cogitada nos brastidores.

“Esta é sem dúvida uma grande decisão e uma vitória do povo baiano. A Fiol é uma questão prioritária e o ministro (do TCU e relator no caso da Fiol) Aroldo Cedraz entendeu e deu tratamento prioritário”, avalia Leão. Depois de pronta, a Fiol vai impulsionar o transporte de minério de ferro da Bamin e de outras mineradoras.

A Companhia Baiana de Mineração (CBPM), a SDE está mapeando novas jazidas minerais, nas áreas laterais da Fiol, a um limite de 100 quilômetors de cada lado. Já existem 30 áreas de minerais diversos em fase de pesquisa.

O secretário acrescentou que o trecho a ser concedido, entre Ilhéus e Caetité, está com mais de 70% das etapas concluídas. “Será relevante para todo o país e vai potencializar a economia e a interconectividade das atividades econômicas do estado da Bahia”, declara Leão.  /bahia.ba/

João Leão celebra aval do TCU para leilão da Fiol sem restrições João Leão celebra aval do TCU para leilão da Fiol sem restrições Reviewed by CM on 01:40 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

PRIME TELECOM | FIBRA ÓPTICA EM BARREIRAS