• Girl in a jacket
  • No interior de Goiás, prefeito morre de covid-19 um dia após ser eleito ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    O prefeito eleito em Itaguaru, interior de Goiás, Didi Filgueira (PTB), morreu ontem em decorrência de complicações da covid-19, um dia após vencer as eleições municipais. Didi, de 60 anos, estava internado desde outubro e teve uma piora no estado de saúde durante o final de semana. Ele nem chegou a saber que havia vencido a disputa eleitoral.


    Segundo a família, Didi foi internado em um hospital de Goiânia no dia 1º de outubro, depois de ter os primeiros sintomas da doença. Na semana seguinte, foi transferido para a UTI e precisou ser intubado. No dia 30 de outubro, o então candidato teve uma melhora, e foi então retirada a ventilação mecânica. Porém, no último fim de semana, o estado de saúde de Didi piorou novamente. 


    Por causa da internação de Didi, foi a família que abasteceu as redes sociais do candidato durante todo o período de campanha eleitoral. Em um vídeo publicado ontem pela manhã, a esposa dele, Darcimeire Fernandes, e dois filhos do casal relataram que foram até o hospital dar a notícia da vitória nas eleições à Didi, quando souberam da piora em seu estado de saúde.


    "Viemos fazer uma visita ao Didi para dar a notícia sobre a vitória. Os médicos nos informaram que no sábado e no domingo Didi teve uma pequena piora, e essa piora persistiu. Então quero pedir a todos vocês: vamos orar pela saúde dele para que juntos possamos tê-lo perto de nós. Para que possamos comemorar a nossa vitória", diz a esposa em trecho do vídeo. 


    Poucas horas depois da publicação do vídeo, o prefeito eleito não resistiu e morreu. Como a morte de Didi foi devido a complicações causadas pelo novo coronavírus, não haverá velório. Didi deixa esposa, três filhos e dois netos. Para se despedir dele, um cortejo percorreu as ruas da cidade, de pouco mais de 5 mil habitantes, no início da tarde de hoje.


    Vice toma posse 


    Didi foi eleito com 2.368 votos (53,90% do total), ficando à frente de Chitão (PP), que teve 1.936 votos (44,07%), Cleidinho (PSL), com 50 votos, e Marcley Galdino (Cidadania), que obteve 39 votos.


    De acordo com jurisprudência de casos semelhantes julgados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na hipótese de falecimento do candidato a prefeito após a data da eleição e em caso de único turno, o candidato a vice-prefeito deve assumir o cargo. O vice de Didi é Fernando Araújo (PDT), que deverá assumir como prefeito de Itaguaru em janeiro de 2021.


    Barreiras Notícias  /  UOL

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ