Salvador é capital com mais adultos que consomem álcool pelo menos uma vez na semana

 

Em Salvador, 4 de cada 10 pessoas bebe pelo menos uma vez na semana . De todas as capitais brasileiras, a baiana tem a maior proporção de adultos que consumiam álcool com essa frequência. Aqui o índice é de 40,2%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada nesta quarta-feira (18).  Florianópolis, em Santa Catarina, tem o mesmo percentual.

Cerca de 26% dos adultos baianos reconhecem que ingerem álcool pelo menos uma vez por semana. O índice equivale a 2,977 milhões de pessoas. Já no Brasil são 26,4%.

Quando se observa os dados gerais dos estados, Rio Grande do Sul (34,0%), Mato Grosso do Sul (31,3%) e São Paulo (31,0%) lideram. Enquanto as menores proporções ficam com o Acre (12,6%), Amazonas (14,4%) e em Alagoas (16,0%). A Bahia (26,7%) ocupa a oitava posição.

Ao observar o gêneros, os dados revelam que o consumo de álcool pelo menos uma vez por semana é, em geral, bem maior entre os homens do que entre as mulheres. Na Bahia, 36,6% deles reconhecem a prática e 17,9% delas.

Apesar da diferença em relação ao sexo, Salvador tem, entre as capitais, a maior percentagem de mulheres que consomem álcool com a frequência pesquisada.

A capital baiana também estava entre as líderes no percentual de adultos que relataram consumo abusivo de álcool, indica o IBGE. Em 2019, 28,0% da população adulta de Salvador (640 mil pessoas) reconheceu ter ingerido cinco ou mais doses de bebida alcoólica, em uma única ocasião, nos 30 dias anteriores à entrevista da PNS.  Foi o segundo maior percentual entre as capitais, praticamente igual ao de Aracaju/SE (28,1%), que liderava nesse indicador.

O percentual de adultos com consumo abusivo de álcool era menor na Bahia como um todo (20,0%, representando 2,228 milhões de pessoas), mas, ainda assim, era uma proporção acima da média nacional (17,1%) e a sexta maior entre os estados.

Ao tempo que o consumo de álcool é elevado na Bahia e em Salvador, os percentuais de fumantes de cigarro estavam entre os mais baixos do país. Em 2019, 9,7% dos adultos baianos (1,081 milhão de pessoas) fumavam cigarro. Era o segundo menor percentual entre os estados, acima apenas de Sergipe (9,1%). A proporção de fumantes entre os adultos soteropolitanos era ainda menor: 7,1%, o que representava 162 mil pessoas. (Bahia Notícias)

Salvador é capital com mais adultos que consomem álcool pelo menos uma vez na semana Salvador é capital com mais adultos que consomem álcool pelo menos uma vez na semana Reviewed by CM on 11:25 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

PRIME TELECOM | FIBRA ÓPTICA EM BARREIRAS