Anúncio de saída da Ford do Brasil surpreende e preocupa mercado

Legenda: Contando os empregos indiretos e os fornecedores, o impacto econômico será bem maior que 5 mil demissões
Foto: Shutterstock

Montadora irá encerrar atividades das fábricas no País, incluindo a unidade da Troller, em Horizonte. Empresários cobram redução do Custo Brasil e especialistas apontam que decisão acompanha reformulação geral do setor 

O anúncio da Ford de fechar as fábricas no Brasil pegou o mercado, governo e trabalhadores de surpresa, gerando preocupação de todos os lados. A decisão afeta a única montadora no Estado – a unidade da Troller, em Horizonte, que emprega cerca de 470 cearenses – e fábricas em Camaçari (Bahia) e Taubaté (São Paulo).

A Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) lamentou o anúncio, destacando empregos e renda que serão perdidos, bem como o corte de investimento em tecnologia. “A Fiec tomará conhecimento de todos os detalhes da operação e irá acompanhar o caso, trabalhando para o melhor desfecho possível”, informou em nota assinada pelo presidente da entidade, Ricardo Cavalcante.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Maia Júnior, também lamentou a decisão. “Vamos tentar trabalhar para evitar isso e encontrar uma solução para manter a fábrica de alguma forma no Ceará”, disse. A unidade em Horizonte deverá continuar funcionando até o quarto trimestre deste ano, segundo comunicado oficial da Ford.

O governo da Bahia emitiu comunicado em que diz já trabalhar em busca de “alternativas" para assumir a fábrica da Ford em Camaçari, onde 4,06 mil trabalhadores estão envolvidos na produção dos modelos EcoSport e Ka e motores, além de áreas administrativas. Uma das tentativas seria atrair um investidor chinês.

Histórico

A Ford foi a primeira montadora a se instalar no País, em 1919, mas vinha enfrentando fortes quedas nas vendas no Brasil, realidade que foi acentuada pela pandemia da covid-19. A empresa vinha perdendo espaço para concorrentes. No acumulado de 2020, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a fatia da montadora era de 7,14%, atrás de General Motors, Fiat, Volkswagen e Hyundai, considerando automóveis e comerciais leves. Há poucos anos, ela tinha 12% de participação nas vendas.

Em relação à unidade cearense, a fábrica da Troller foi inaugurada no fim do década de 1990 em Horizonte e foi vendida para a Ford em 2007 após um ano de negociações. Depois da aquisição, a produção da fábrica passou de 80 para 150 unidades por mês, crescendo 87% em quatro anos.

 

 

Anúncio de saída da Ford do Brasil surpreende e preocupa mercado  Anúncio de saída da Ford do Brasil surpreende e preocupa mercado Reviewed by CM on 02:56 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

PRIME TELECOM | FIBRA ÓPTICA EM BARREIRAS