Os partidos de oposição Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT informaram que vão formalizar um novo pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta sexta-feira (15) por causa do colapso na saúde do Amazonas. O estado não possui oferta suficiente de oxigênio para atender pacientes internados com a Covid-19.

“Considerando a prática de crimes de responsabilidade em série, que resultaram na dor asfixiante do Amazonas e de milhares de famílias brasileiras, nossos partidos – Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT – decidiram apresentar novo pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro”, diz um trecho da nota, de acordo com UOL.

“O presidente da República deve ser política e criminalmente responsabilizado por deixar sem oxigênio o Amazonas, por sabotar pesquisas e campanhas de vacinação, por desincentivar o uso de máscaras e incentivar o uso de medicamentos ineficazes, por difundir desinformação, além de violar o pacto constitucional entre União, Estados e Municípios”, completa.

Em meio ao caos que o Amazonas enfrenta, o presidente disse a apoiadores nesta sexta que o Governo Federal fez sua parte.

“Terrível o problema em Manaus. Agora, nós fizemos a nossa parte. Recursos, meios. Hoje, as Forças Armadas ‘deslocou’ para lá um hospital de campanha. O Ministro da Saúde esteve lá segunda-feira e providenciou oxigênio”, afirmou conforme o G1.