html image example
Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida é referência em atendimento de média complexidade para Barreiras e Oeste da Bahia ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

 

Localizado na Rua Dr. Augusto Ribeiro de Macêdo, no Bairro Morada Nobre, o Centro de Saúde Leonídia Ayres é referência no atendimento de média complexidade. Além de atender à população de Barreiras, o Centro oferta serviços de saúde mediante pactuação aos 36 municípios que fazem parte da macrorregião Oeste. Através do Projeto Saúde Humanizada, coordenado pela Secretaria de Saúde de Barreiras, é oferecido à população o atendimento e acompanhamento com médicos especialistas, vacinação, realização de exames e tratamento de doenças como Hanseníase, Tuberculose, Anemia falciforme e Chagas.

Com a meta de ofertar uma saúde humanizada a todos, a Prefeitura de Barreiras ampliou os procedimentos realizados no Laboratório Municipal de Análises Clínicas Leonídia Ayres, dessa forma pacientes que fazem acompanhamento médico na unidade, bem como pacientes das Unidades de Saúde do município, podem realizar os exames com mais praticidade e agilidade. Por mês, são realizados uma média de sete mil exames.


No Centro de Saúde Leonídia Ayres também é ofertado atendimento aos pacientes que participam do Programa Humanizador de Fibromialgia, reaberto pela Prefeitura em 2017 e atende aos integrantes que fazem acompanhamento semanalmente. O Programa de Fibromialgia oferece também aos pacientes a assistência especializada dos profissionais de psicologia, nutrição, educação física, medicina reumatológica e medicina osteopática, assim como a mais recente terapia baseada na medicina biopsicossocial.

Anexo ao Leonídia Ayres também funciona o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), com atendimentos específicos ao tratamento da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis.  Conforme o secretário de saúde, Melchisedec Neves, cerca de 1.000 atendimentos são realizados por semana no Centro de Saúde.    

“Trabalhar de forma humanizada a saúde pública é um desafio de toda gestão municipal, e foi com essa proposta de ofertar um atendimento de qualidade que o Prefeito Zito Barbosa tem investido na saúde pública. A cobertura da atenção básica no início de 2017 era 39,93%, em 2020 alcançamos a cobertura 77,10%. O Leonídia Ayres é referência de atendimento para todo Oeste, temos atualmente 14 consultórios, e dessa forma estamos ampliando o atendimento gradativamente”, pontuou o secretário.