• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • SECRETÁRIOS PEDEM TOQUE DE RECOLHER NACIONAL E FECHAMENTO DE ESCOLAS, BARES E PRAIAS CONTRA COLAPSO DA SAÚDE NA PANDEMIA ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, divulgou nesta segunda-feira (1) uma carta com sugestões de medidas urgentes contra o iminente colapso das redes pública e privada de saúde diante do aumento dos casos de Covid-19 no Brasil.

    Em resumo, o Conass afirma que:

    1. Brasil vive pior momento da pandemia, com patamares altos em todas as regiões
    2. Falta condução nacional unificada e coerente da reação à pandemia
    3. É preciso proibir eventos presenciais, inclusive atividades religiosas
    4. É preciso suspender aulas presenciais em todo o país
    5. É preciso adotar toque de recolher nacional; fechar bares e praias
    6. É preciso ampliar testagem e acompanhamento dos infectados
    7. e criar um Plano Nacional de Comunicação para esclarecer a população da gravidade da situação

    A carta foi divulgada no momento em que o país bate recordes consecutivos de mortes e casos, e dias depois de o presidente Jair Bolsonaro ter criticado o uso de máscaras, ter provocado aglomerações e ameaçado governadores com corte de repasse de verbas no caso de adoção de medidas mais severas contra a circulação de pessoas.

    O pedido do Conass contra a permissão para atividades religiosas ocorre no mesmo dia em que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), assinou decreto que as define como serviço essencial no estado.

    Entidades médicas e governadores

    No domingo, 45 entidades médicas também divulgaram um apelo pedindo ação contra o agravamento da pandemia. No texto, as associações defendem o uso de máscaras e criticaram, indiretamente, a postura do presidente. “Direcionamentos contrários (ao uso das máscaras) desconstroem, confundem e agravam a situação do país”, afirmaram as entidades.

    Nos últimos dias, os governadores também puxam reações contra o governo federal. Em uma carta aberta, 19 governadores responderam a uma postagem do presidente sobre repasses de verba. Os líderes estaduais também se mobilizam para comprar vacinas independentemente da União.

    Comparado com países que lideram o ranking da vacinação, o Brasil tem uma taxa baixa da população já imunizada. Enquanto Israel já aplicou 92 doses de vacina para cada grupo de 100 habitantes, e o Reino Unido tem a marca de 30, o Brasil tem menos de 4 injeções aplicadas a cada 100 pessoas. (Bem Estar)

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ