html image example
TRATAMENTO REALIZADO EM PAULO GUSTAVO POR CAUSA DA COVID-19 CUSTA R$ 30 MIL POR DIA ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

O tratamento que o humorista Paulo Gustavo foi submetido, Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), tem o custo de R$ 30 mil por dia.

A terapia utiliza uma máquina que funciona como um pulmão e um coração artificiais e é adotada para uso em pacientes que estão com os órgãos comprometidos. O ator enfrenta complicações da Covid-19 e está internado desde 13 de março.

A cardiologista Ludmilla Hajjar, que chegou a ser cotada para assumir o comando do Ministério da Saúde este ano, explicou à CNN Brasil que a terapia não é aplicada em todos os pacientes que necessitam por causa do alto preço.

“Muita gente não tem a chance de ser tratada numa ótima estrutura, como Paulo Gustavo, nem tem chance de ter a ECMO, dispositivo relativamente caro. (…) [O procedimento] tem dois objetivos: oxigenar e eliminar o gás carbônico do sangue e gerar repouso adequado ao paciente para que a gente recupere o pulmão”, explicou.