html image example
Golpistas usam Ministério da Saúde para aplicar golpe; secretária de Porto Seguro foi vítima ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

Criminosos tem enviando mensagens para usuários do Whatsapp para aplicar um golpe. Se passando por funcionários do Ministério da Saúde que estariam fazendo um cadastro para vacinação contra a Covid-19, os golpistas fazem a ação.

Até a secretaria de saúde de Porto Seguro, Raíssa Soares foi alvo. 

Semelhante a outros golpes, os bandidos utilizam a boa-fé da vitima para driblar até mesmo a dupla autenticação do WhatsApp, recurso que tem a função de impedir que o usuário tenha sua conta roubada e seja vítima de golpes financeiros.

Thank you for watching

Após abordar a vítima, fingindo ser funcionários do ministério, os criminosos buscam convencer o usuário a fornecer o código de seis números que é enviado via SMS para “confirmar a realização da pesquisa”.

Na realidade, os golpistas usam o recurso de pedir a senha da dupla autenticação do usuário, acessando o Whatsapp pelo computador. O código é enviado ao celular da vítima e eles pedem que ela passe os dígitos. Se ela não tiver a autenticação em dois estágios ativados, a conta já pode ser clonada neste momento.

Caso esteja ativada, eles encerram a suposta pesquisa e entram em contato novamente com a vítima, mas, desta vez, se passando pelo suporte do aplicativo de mensagens. Sob a justificativa de que uma atividade maliciosa foi identificada, o usuário é orientado a acessar seu e-mail e realizar o recadastro de dupla autenticação.

“O que mais nos surpreendeu é que tanto a mensagem quanto o link para recuperar a dupla autenticação são legítimos, ou seja, foram enviados pela dona do aplicativo”, afirma o pesquisador sênior de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini, ao R7. (BN)