• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Campanha Junho Violeta alerta sobre o ceratocone, doença que altera o formato da córnea ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

      © Freepik 

    O ceratocone é uma doença ocular progressiva, que se caracteriza por uma alteração do formato da córnea - a principal lente natural do olho, que focaliza a imagem na retina. Quando acontece o desequilíbrio, a córnea, que com suas características normais tem um contorno esférico e a superfície regular, se curva para fora, projetando a forma de um cone. Mesmo em suas manifestações mais

    graves, o ceratocone não leva à cegueira, mas pode acarretar problemas sérios para a visão, inclusive podendo resultar na obrigatoriedade de um transplante. Por isso, a campanha Junho Violeta é dedicada a alertar a população sobre essa doença, como preveni-la e tratá-la.

    A oftalmologista Ana Maria Vieira da Rocha Oliveira, da Neo Oftalmologia, de Nova Lima (região metropolitana de BH), explica mais sobre o problema ocular: "Nos indivíduos com ceratocone, o que ocorre é uma alteração do colágeno que forma o tecido corneano. As fibras de colágeno enfraquecem, e se tornam mais maleáveis com o passar dos anos. Isso leva a um afinamento e abaulamento da parte central da córnea, que passa a ter um formato cônico, com a superfície irregular, o que causa uma dificuldade de focalizar as imagens, e também as distorce", esclarece. A causa do desequilíbrio, conta a médica, é uma alteração genética rara, de caráter hereditário e evolução lenta, que se manifesta com mais frequência entre 10 e 25 anos de idade. Pode progredir até a quarta década de nascimento ou estabilizar-se com o tempo.

    Coçar os olhos pode desencadear o ceratocone

    O oftalmologista Raul Damásio de Castro, também da Neo acrescenta que, "dependendo do caso, a doença pode evoluir pela vida inteira". Ainda seguundo os especialistas, as pessoas mais suscetíveis a manifestar o ceratocone geralmente têm histórico de casos na família, como avós, primos, tios, pais e irmãos, ou portadores de alergias oculares e quem têm o hábito de coçar sempre os olhos. "Coçar os olhos  pode acelerar o afinamento da córnea e a alteração de sua curvatura. Se uma pessoa tem alergia ocular, coça muito os olhos, e ainda tem uma tendência genética, pode desenvolver um ceratocone mais rapidamente, causando também uma piora acentuada na qualidade da visão", alerta Ana Maria.

    Diagnóstico

    O diagnóstico é realizado em consulta médica, através de exames de topografia da superfície anterior e posterior da córnea, e de medição da espessura corneana, com vistas à detecção precoce do problema, como informa a profissional. Neste ponto, a prevenção se dá justamente no acompanhamento oftalmológico periódico, com atenção principalmente ao grupo de pacientes com os perfis de risco. O mais indicado é visitar um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Os pacientes com diagnóstico confirmado de ceratocone são acompanhados semestralmente.

    Tratamento

    No início dos sintomas, o ceratocone pode ser corrigido com óculos e lentes de contato especiais. O tratamento é clínico, com o controle de alergias oculares, e o uso de lentes de contato rígidas, para melhora da visão e focalização adequada das imagens. Outra alternativa de terapia é o chamado crosslinking, que consiste na aplicação de radiação ultravioleta com riboflavina (um tipo de vitamina). "É a cirurgia mais precocemente realizada, aplicada para estabilizar e aumentar a rigidez do tecido corneano e impedir que o ceratocone continue progredindo", ressalta Raul Damásio.

    Doença progressiva

    O grande problema do ceratocone é que, com o afinamento crescente e a distorção do formato da córnea, acontece uma piora progressiva da visão, o que, em quadros mais avançados, não pode ser mais amenizado com óculos ou lentes de contato. Nos casos em que há uma escalada da doença, são indicados também tratamentos cirúrgicos, como o implante de anéis intracorneanos. "São implantes de segmentos em acrílico introduzidos na córnea para regularizar o seu relevo, sua curvatura e, consequentemente, a qualidade da visão. Em casos mais graves, a córnea pode se tornar tão fina que acaba sendo necessário o transplante", explica Raul.

    Pode ser necessário transplante de córnea

    O ceratocone não induz a perda da visão, mas deve ser convenientemente tratado. "Mesmo os casos mais graves têm tratamento. A doença não leva à cegueira absoluta, pois acomete somente a córnea do paciente, que pode ser 'trocada'. Após um período de evolução, o ceratocone geralmente estabiliza, sendo importante o seu diagnóstico precoce para o melhor controle da doença, a fim de preservar a qualidade da visão", reitera Ana Maria. "A campanha Junho Violeta tem por objetivo difundir o conhecimento sobre o ceratocone, para ajudar a evitar o aparecimento ou a evolução da doença, através da informação responsável e com a credibilidade de especialistas", conclui Raul.

    Recomendações importantes sobre o ceratocone*:

    • Crianças e adolescentes devem consultar regularmente o oftalmologista, sobretudo se existem casos de ceratocone na família
    • O diagnóstico precoce é fundamental para controlar a progressão da doença e preservar a acuidade visual
    • Algumas medidas simples ajudam a diminuir a vontade de coçar os olhos, como: usar colírios lubrificantes (lágrimas artificiais) se os olhos estiverem ressecados, aplicar compressas frias ou geladas nos olhos, lavar pálpebras e cílios com xampu de PH neutro e soro fisiológico

     

    *Fonte: Neo Oftalmologia - Unidade Vila da Serra

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ