html image example
Equipes do CREAS e CRAS de Barreiras realizam Campanha de Combate ao Trabalho Infantil ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

Neste próximo sábado, 12 de junho, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e foi com o objetivo de orientar e sensibilizar a população, sobre a importância de proteger as crianças do trabalho considerado de risco e degradante, que as equipes da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – IV, realizaram uma panfletagem no centro da cidade, chamando atenção para o tema “Criança não deve trabalhar, Infância é para sonhar”.

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069/1990, o trabalho infantil é proibido, dessa forma, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho aborda a temática ao longo de todo mês em parceria com o Conselho Tutelar e Ministério Público, que participam da fiscalização no combate ao trabalho infantil.


Conforme a coordenadora do CRAS IV, Marília Machado, que esteve acompanhada da subsecretária de assistência social e trabalho, Carmelita Pimentel, as ações desta sexta-feira (11), aconteceram no entorno do Centro de Abastecimento de Barreiras. “Aqui no CAB é comum observar crianças trabalhando na descarga de produtos, nas barracas dos seus familiares, como também carregando sacolas e carrinhos de mão, com insumos comprados por pessoas da sociedade. Através dessa rede ampla, que atua na garantia da proteção social dessas crianças e adolescentes, buscamos mostrar os transtornos que essa exposição ao trabalho pode se tornar perigosa, insalubre e degradante”, disse.

As denúncias das situações de trabalho infantil podem ser feitas por toda a população através do Disque 100, ou junto ao plantão do Conselho Tutelar do Município pelo número (77) 99952- 1640.