html image example
Prefeitura de Barreiras retoma realização de cirurgias eletivas ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

A Prefeitura de Barreiras retomou nesta semana, por meio da Secretaria de Saúde, o cronograma de cirurgias eletivas no município.  Neste momento, serão priorizados os pacientes que já estão com os prontuários prontos e não puderam realizar os procedimentos por conta das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. Os profissionais da saúde entrarão em contato com esse público via telefone para esclarecimento de dúvidas e agendamentos.

       Os procedimentos diversos, incluindo as áreas de urologia, oftalmologia e ginecologia ocorrerão de segunda à sexta-feira, pela manhã e à tarde, no Centro de Atendimento ao Homem – CEAH. Os pacientes que já possuem a documentação pronta também podem procurar a Central Integrada de Regulação - CIR, localizada na Rua José Bonifácio, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

     Segundo Josélia Nunes, coordenadora da CIR, foi feita uma análise criteriosa das demandas e dos procedimentos que foram suspensos em março deste ano, devido aos decretos que estabeleceram medidas restritivas, a taxa de ocupação de leitos e o quadro epidemiológico do município. “Existe uma preocupação muito grande da Secretaria de Saúde em retornarmos aos procedimentos de pequenas cirurgias, por isso foi essencial esse planejamento para que tudo seja realizado seguindo as medidas restritivas, sem aglomeração e de acordo com a disponibilidade da equipe médica”, explicou a coordenadora.

    Dentre os procedimentos a serem realizados estão: vasectomias, cirurgias de catarata e pterígio, lipoma, biópsia, eletrocauterização remoção de tumor cutâneo, cisto sebáceo, inserção de DIU Mirena, conização, curetagem, drenagem de bartolin, retirada de duplo J e cisto vacinal.