• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Açúcar demerara: o que é e quais são seus benefícios ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    Quando se trata de escolher um tipo de açúcar mais saudável para incluir no cardápio, faz todo sentido recorrer ao demerara. Considerado uma versão mais natural e rica em micronutrientes, ele pode – e deve – ser usado com mais frequência na cozinha, seja para adoçar cafés, chás, sucos ou então para o preparo de geleias, compotas e diferentes sobremesas. Quer saber mais sobre as particularidades e benefícios do açúcar demerara? É só continuar lendo!

    Como é feito o açúcar demerara?

    Assim como o mascavo, o demerara é extraído após o cozimento do caldo da cana-de-açúcar, sendo considerado um tipo de açúcar mais bruto e natural. Durante a sua produção, a cana é prensada, fervida e, posteriormente, tem seu caldo evaporado e os grãos coletados. Vale destacar, ainda, que o açúcar demerara não recebe aditivos químicos e passa por um processo bem leve de refinamento. Por isso, inclusive, seus grãos são maiores, de coloração marrom claro (quase caramelo) e retêm uma quantidade generosa de minerais, vitaminas e outros nutrientes importantes para o organismo.

    O açúcar refinado, em contrapartida, passa por um longo processo de refinamento (que elimina praticamente todos os nutrientes) e recebe certos aditivos, como o enxofre, que é o responsável por dar a coloração branca do alimento. Levando isso em conta, optar pelo açúcar demerara acaba sendo uma escolha muito mais benéfica do ponto de vista nutricional.

    Quais os benefícios do açúcar demerara?

    Por ser um tipo de açúcar mais nutritivo – que consegue reter suas vitaminas e minerais no processo de produção -, o demerara costuma trazer alguns benefícios para o organismo, principalmente quando usado como substituto do refinado. Vale destacar, ainda assim, que o seu consumo deve ser sempre moderado. De acordo com as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo de açúcar não deve ultrapassar 5% do total das calorias ingeridas no dia. Ou seja, uma pessoa que ingere 2000 calorias por dia deve consumir no máximo 25 g de açúcar – seja ele refinado, demerara ou mascavo. O segredo é sempre atentar para o equilíbrio que não tem erro! Confira os benefícios do açúcar demerara:

    Funciona como importante fonte de energia

    O açúcar demerara se destaca por ter um índice glicêmico médio – isto é, em comparação com o refinado, ele causa um pico de glicemia menor e ajuda a distribuir a energia de forma mais equilibrada. Após a sua ingestão, os níveis de glicose sobem em uma velocidade menos acelerada – ainda assim, lembre-se de consumi-lo com parcimônia, ok? Uma boa dica é consultar um nutricionista para incluir o açúcar na alimentação de forma mais acertada.

    Ajuda a turbinar a imunidade

    Você sabia que o açúcar demerara também ajuda a fortalecer a imunidade? Isso porque ele é fonte de zinco, agentes antioxidantes e ácido fólico (vitamina B9) – substâncias que fortalecem o mecanismo de defesa do corpo e outros sistemas, como o cardiovascular.

    Contribui para a saúde do sistema nervoso

    Fonte de magnésio, fósforo, zinco, vitamina B9 e antioxidantes, o açúcar demerara também pode ser considerado um aliado do sistema nervoso. Esses nutrientes contribuem para o funcionamento dos processos cognitivos e potencializam as funções do cérebro como um todo – estimulando, inclusive, a produção de neurotransmissores que causam a sensação de bem-estar.

    Fortalece os ossos e músculos

    Outro diferencial do açúcar demerara é que ele fornece cálcio, potássio e fósforo, minerais indispensáveis para a formação e fortalecimento dos ossos e músculos. Por isso, ele pode ser incluído na dieta de quem pratica exercícios regularmente, servindo como um bom substituto do açúcar refinado.

    Ajuda a regular o metabolismo e o funcionamento intestinal

    O açúcar demerara tende a contribuir para a absorção correta de proteínas e carboidratos, o que é bom para manter o metabolismo bem regulado. Por não conter aditivos químicos, ele também não interfere nas bactérias boas do intestino e nem desencadeia problemas inflamatórios. De um modo geral, esse tipo de açúcar é menos prejudicial para quem precisa emagrecer ou fazer uma desintoxicação no organismo. (Conquiste sua Vida)

     

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ