html image example
Até 40% dos recuperados de Covid têm sequelas; saiba a importância da reabilitação neurofuncional ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

Cansaço, perda de olfato e ausência do paladar não são as únicas consequências que a Covid-19 pode causar aos infectados pelo novo coronavírus. A doença pode deixar sequelas neurológicas com grande potencial de incapacidade e limitação funcional para o paciente.

O fisioterapeuta Fábio Carvalho, especialista em fisioterapia neurofuncional há 12 anos, alerta que essas limitações podem acontecer muitas vezes em uma faixa etária ainda produtiva, fazendo o paciente depender de outras pessoas para as atividades mais básicas do cotidiano. A fisioterapia neurofuncional é a área de especialidade da Fisioterapia que atua de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa nas sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso. 

Mesmo com o esforço do Governo da Bahia para acelerar a vacinação contra o Covid-19, ainda é alto o número de baianos infectados pelo vírus. Segundo dados da Sesab, atualmente, são cerca de 700 novos casos registrados por dia na Bahia. De acordo com estudos americanos, até 40% dos recuperados têm sequelas. Dentre elas, dificuldades de locomoção. 

Conforme Fábio Carvalho, a fisioterapia torna-se fundamental na reabilitação destes pacientes, ajudando-os a resgatar sua autonomia e independência. “Reabilitar o paciente pós Covid com desordem neurológica é um start na sua retomada funcional. E neste momento, a combinação de todo o conhecimento disponível com uma abordagem humanizada faz da fisioterapia neurofuncional uma das peças principais desse processo”, explica o fisioterapeuta.

Fábio, que é diretor executivo da Neurale, empresa que presta atendimento domiciliar, ainda ressalta que a importância da fisioterapia neurofuncional, é “devolver a qualidade de vida e a vontade de viver aos pacientes que sofreram alguma lesão neurológica”. (Bahia.Ba)