• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Vale Produtivo: Produtores do KM 30 recebem apoio da Prefeitura de Barreiras no cultivo de hortifrútis ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    Importante pilar para a economia brasileira, a agricultura familiar tem se destacado cada vez mais no município de Barreiras. Através do apoio direcionado da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia, com o Projeto Vale Produtivo, os produtores da Capital do Oeste têm recebido orientações e apoio que garantem melhoria e qualidade aos produtos ofertados diariamente aos consumidores.

    Desde sua implantação, em 2017, o Projeto Vale Produtivo oferece apoio e assistência técnica para produtores de alimentos. Nessa terça-feira (06), foi a vez dos produtores da comunidade KM 30 receberem a visita dos técnicos na avaliação da produção de tomates e pimentões. Os produtores Josemilton do Amaral e Írio Itacir Savicki comemoram juntos a plantação de um hectare.

    “No ano passado tive prejuízo, tinha o desejo e a vontade de produzir, mas não sabia das técnicas corretas. Esse ano, graças ao apoio da Prefeitura de Barreiras, consegui ter esse resultado de mais de 3 mil pés de tomates plantados e mais de cinco mil de pimentões. Para os próximos dias já iniciaremos a colheita de tomates e iniciaremos as vendas, estou muito contente com esse apoio, minha produção mudou completamente”, pontuou Josemilton.


    Através do incentivo do vizinho, o produtor Írio Savacki resolveu iniciar com a plantação também de tomates e pimentões. Para ele, o apoio do Vale Produtivo foi fundamental. “Além da avaliação e preparação do solo com calcário, a equipe da Secretaria de Agricultura e Tecnologia garantiu kits de irrigação e orientação na plantação, estou na esperança de após essa primeira colheita, produzir ainda mais”, disse Írio ao lado de sua família. 

     

    Além do apoio ofertado dentro do Projeto, a Prefeitura de Barreiras realiza constantemente a manutenção das estradas e pontes, para garantir assim, o acesso de máquinas e implementos agrícolas e escoamento da produção. Acompanhando as equipes técnicas, a subsecretária de agricultura e tecnologia, Manuela Maia, destaca a importância do Projeto para a região agrícola de Barreiras e atuação das parcerias de instituições.

     “A Prefeitura de Barreiras tem dado para o produtor rural, inserido dentro do Projeto Vale Produtivo, toda assistência técnica desde o plantio até a comercialização, durante todo ano. Desde 2017, já disponibilizamos mais de 5 mil toneladas de calcário em diversas regiões do Município, além dessas ações de apoio aos produtores, também realizamos outras ações que tem melhorado a vida do homem no campo através das parcerias da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA) e demais associações” pontuou a subsecretária. 

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ