html image example
Daniela Borges é anunciada como pré-candidata à presidência da OAB-BA ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

A advogada Daniela Borges foi anunciada como pré-candidata a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) na noite desta quinta-feira (19). Atualmente, Daniela é conselheira federal da OAB e já foi diretora-tesoureira na última gestão de Luiz Viana da instituição. Antes, entre 2012 e 2015, a advogada foi conselheira seccional. 

A pré-candidatura já é um marco na história da OAB, aliada ao fato de que a vice-presidência também será postulada por outra mulher: a advogada Christianne Gurgel. A postulante ao cargo de vice, tradicionalmente, sempre esteve ligada à chapa de oposição de Luiz Viana e Fabrício Castro, liderada por Antônio Menezes e pelo ex-presidente da OAB, Saul Quadros. Ela já foi candidata a secretária geral da chapa de Menezes, em 2012.

 
Advogada Christianne Gurgel | Foto: Divulgação

Nos bastidores, é dito que foi feito um acordo com a oposição, pois os nomes de Daniela Borges e Christianne Gurgel são os melhores para representar a advocacia no atual cenário. Desde 2012, a OAB vem discutindo a necessidade de se estabelecer a paridade de gênero no órgão para tomada de decisões. No ano passado, após muita pressão, foi aprovado no Conselho Federal da OAB a paridade de gênero no órgão. Com isso, neste ano, as eleições nas seccionais serão marcadas por um grande número de candidaturas de mulheres. Daniela Borges deverá disputar a eleição com a vice-presidente da atual gestão, Ana Patrícia Dantas, que rompeu com o grupo no último mês de julho. Outra mulher, a advogada Alice Cintra, também já se declarou pré-candidata à presidência da OAB da Bahia. As chapas, oficialmente, serão inscritas para disputar o pleito em outubro deste ano. As eleições ocorrerão no mês de novembro. (BN)