A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, deu início a primeira Avaliação Diagnóstica do Sistema de Avaliação da Educação do município, deste ano. Trata-se de aplicação de provas, em uma avaliação institucional interna, baseada no contexto da sala de aula, sobre a produção de aprendizagem pela rede municipal de ensino. A aplicação das provas, que teve início nesta terça-feira (19), seguirá até sexta-feira (22).

No total, 16.635 provas serão aplicadas em 44 unidades escolares da rede municipal de Ensino, sendo 36 na sede e 10 na zona rural. O público alvo são alunos do 2º ao 9º ano, sendo que 629 turmas realizam essa avaliação. Para os alunos do 2º ao 5º ano, serão 8.034 provas em Língua Portuguesa e Matemática. Já para alunos do 6º ao 9º ano, serão 8.601 provas em Língua Portuguesa, Produção Textual, História, Geografia, Matemática e Ciências.

A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Aldeci Queiroz, ressalta a importância da realização dessa avaliação. “O objetivo da Avaliação Diagnóstica é identificar as dificuldades específicas e o nível de domínio dos estudantes na consolidação dos objetos de conhecimento no contexto pandêmico. Dessa forma, será possível mapear os pontos fortes e fragilidades da turma e, consequentemente, de cada aluno para nortear o planejamento e intervenções tanto imediatas quanto para o ano letivo 2022”, destacou.

A prova de avaliação está sendo aplicada pela equipe Técnica da SMECEL, coordenadores e professores da Rede.

Fonte:Dircom/PMB