Com apenas 8 anos de idade, o brasileiro Gustavo Saldanha entrou para o Mensa, sociedade voltada para pessoas com alto quociente de inteligência (QI), também conhecido como “clube dos gênios”. Gustavo tem 140 de QI, ainda mais alto que a outra brasileira integrante do clube, Laura Buchele, de 9 anos, que tem 139.

Gustavo Saldanha é um grande fã dos Beatles, sabe praticamente todas as músicas da banda, toca violão, guitarra, teclado, ukulele, baixo e se arrisca na bateria e na gaita. Além do talento musical, o menino ainda tem facilidade com tecnologia e instala sistemas operacionais em computadores.

Ao notar as habilidades do filho, os pais de Gustavo procuraram por um centro de apoio à criança com desenvolvimento intelectual acelerado em São Paulo, onde vivem. Daí, vieram os testes de QI e as orientações para lidar com a alta inteligência do garoto.

Gustavo está no ensino fundamental de uma escola particular de São Paulo, mas já tem até promessa de uma bolsa de estudos em uma universidade nos Estados Unidos. (Bahia.ba)