Lula mantém a liderança na corrida eleitoral para a presidência da República no ano que vem, segundo pesquisa XP / Ipespe divulgada nesta quarta. Nos dois cenários simulados pelo instituto, o petista aparece na frente. A pesquisa foi realizada em outubro passado.

No primeiro cenário, o Ipespe apresentou uma lista com seis candidatos. Lula aparece com 42%, contra 28% de Jair Bolsonaro . Em terceiro lugar aparece Ciro Gomes (PDT), que é opção para 11% do eleitorado. Na sequência segura João Doria (do PSDB, com 4%), Luiz Henrique Mandetta (do DEM, com 3%) e Rodrigo Pachedo (PSD, com 2%).

Thank you for watching

Neste cenário, Lula tem uma ligeira queda em relação ao percentual apurado na última edição da pesquisa, em maio passado, quando o ex-presidente tinha 43% das intenções, queda de um ponto percentual. Já o percentual de Bolsonaro ficou estacionado em 28% nos dois levantamentos.

Uma pesquisa foi realizada de 25 a 28 de outubro, por telefone, com 1.000 entrevistados de todas as regiões do país. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

No segundo cenário, o instituto apresenta mais nomes de competição à vaga de presidente no ano que vem. Também ali, o resultado geral não muda muito, com Lula na dianteira, seguido de Bolsonaro, apesar dos 16 pontos percentuais de distância entre os dois. De acordo com o levantamento, Lula tem 41% das intenções, contra 25% de Bolsonaro. Ciro Gomes (9%), Sergio Moro (8%), Mandetta (3%), José Luiz Datena (PSD, com 3%), Eduardo Leite (PSDB, com 3%), Rodrigo Pacheco (PSD, com 2%) , Simone Tebet (MDB, com 1%) e Alessandro Vieira (Cidadania, com 0%) completam uma lista de postulantes. (Veja)