A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Saúde, por meio do Centro Especializado de Atendimento ao Homem – CEAH, dentro do Projeto Saúde Humanizada realizou neste sábado, 13, o Dia D – HOMEM CUIDE-SE, com consultas médicas com Urologista, USG de próstata, atendimentos psicológicos, de enfermagem e outros procedimentos.

Os pacientes atendidos foram pré-agendados nos postos de saúde e regulados pela Central Integrada de Regulação – CIR. No total, 146 atendimentos foram realizados. Essa ação faz parte da programação do Novembro Azul, mês de referência mundial no combate ao câncer de próstata.

Segundo o enfermeiro e coordenador do Centro de Atendimento Especializado ao Homem – CEAH, a realização do Dia D HOMEM CUIDE-SE, é um momento de grande importância para esses pacientes, uma vez que o câncer de próstata, é um dos cânceres que mais mata homens no mundo, e o diálogo e a prevenção ajudam a minimizar essas incidências. “O Centro de Atendimento Especializado do Homem tem esse compromisso com a população masculina, de cuidar da saúde do homem. Esse dia D, tem por objetivo a mobilização e a prevenção do câncer de próstata. É muito importante que tenhamos em mente esse papel como profissional de orientar e fazer uma busca desse público, que infelizmente, tem dificuldade de procurar um atendimento no sentido de prevenir uma doença”, destacou o coordenador José Itamar.

E por conta desses tabus, seu Gildeon Fernandes, 52 anos, só procurou atendimento após sentir fortes dores na região da próstata, e nesse Dia D, ele falou da importância dos homens cuidarem da saúde, e principalmente, da quebra desse tabu que pode custar a vida. “Infelizmente eu só busquei atendimento médico quando já estava com problema. Eu senti dores na região e quis descobrir do que se tratava, felizmente, não tive algo mais sério, mais passei por situações bem difíceis. Depois de dois anos fazendo tratamento com medicação, a minha qualidade de vida mudou positivamente, e voltei a trabalhar, porque até para fazer simples atividades eu não conseguia. Eu acho muito importante essas campanhas que chamam atenção para esse assunto, na minha época tínhamos pouca informação, e hoje, as pessoas são bem informadas e não deveria ter ainda tanto tabu sobre esse exame tão importante”, disse seu Gildeon.

O secretário de saúde acompanhado da subsecretária Jamile Rodrigues e do vice-prefeito e secretário de planejamento Emerson Cardoso, destacou as ações do Dia D HOMEM CUIDE-SE. “Hoje estamos desenvolvendo ações de prevenção em saúde para os homens, oferecendo atendimento especializado dentro das ações do Novembro Azul. Vale ressaltar que promover o diálogo em relação ao câncer de próstata e conscientizar a população masculina em relação à importância de cuidar da saúde, os encoraja a fazerem exames de rotina e a cuidarem da saúde constantemente. Mobilizar o público masculino a ter esse cuidado com a saúde, não é uma tarefa fácil, por isso estamos intensificando ações de cuidado com a saúde do homem”, ressaltou Melchisedec Neves, secretário de Saúde. (Dircom PMB).