• Girl in a jacket
  • Em Barreiras, Comunidade do Mucambo recebe equipe do Projeto Serviço de Coleta de Exames Laboratoriais Itinerante ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    Lançado pelo  prefeito Zito Barbosa, na última sexta-feira (8), o Projeto Serviço de Coleta de Exames Laboratoriais Itinerante, cujo objetivo é realizar a coleta de material biológico nas localidades rurais do município de maneira célere, teve início nesta segunda-feira (11), pela Unidade de Saúde Adolfina Araújo Vieira, localizada na comunidade do Mucambo. A equipe do Laboratório Municipal de Análises Clínicas Leonídia Ayres, coletou sangue e recolheu amostras de materiais biológicos de 50 pacientes, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

    Conforme o secretário de saúde, Melchisedec Neves, que acompanhou o primeiro dia de ação ao lado da subsecretária Jamile Rodrigues, da coordenadora da Central Integrada de Regulação – CIR, Josélia Nunes, da apoiadora institucional, Fernanda Delgado e do vereador Rodrigo do Mucambo, mais de 100 tipos de exames poderão ser analisados através dessa coleta. Esse serviço irá permitir uma redução no tempo do diagnóstico do paciente, possibilitando assim um melhor acompanhamento da saúde e benefícios, principalmente para pacientes hipertensos, diabéticos, além de mulheres grávidas, que precisam fazer o pré-natal e um acompanhamento de saúde periódico.

    “Estamos iniciando hoje esse Projeto de Coleta Itinerante de material biológico junto à população rural, atendendo mais de 100 comunidades e também pessoas da cidade acamadas, com a capacidade de realização de 50 atendimentos por dia. Depois de avaliados, os resultados dos exames serão entregues na mesma comunidade de coleta. Esse projeto inovador irá garantir a redução do tempo do diagnóstico aos pacientes, deixando a saúde mais próxima e acolhedora”, destacou o secretário.

    Dona Cleuza Maria da Silva aproveitou a oportunidade para fazer novos exames e também do seu neto, Heitor Miguel, de dois anos. “Foi muito rápido a coleta de sangue, com esse novo serviço o diagnóstico chegará, em no máximo, cinco dias conforme explicado pela coordenação. A equipe está de parabéns, principalmente pelo café da manhã que foi servido, porque para a realização do exame de sangue, temos que está em jejum”, disse satisfeita enquanto registrava Heitor segurando o certificado de coragem por ter enfrentado a temida agulha.

    Ainda nesta semana, o Serviço de Coleta de Exames Laboratoriais Itinerante estará na terça-feira (12) na Unidade de Saúde Bartolomeu da Cruz, no Tatu; na quarta-feira (13) na Unidade de Saúde Amadeu Pompeu, comunidade KM 30; na quinta-feira (14) na Unidade de Saúde Gerson de Freitas, no Barrocão; Já na próxima semana as coletas acontecerão nas Unidades de Saúde das seguintes comunidades: Bezerro, Braúna, São Vicente, Lavras, Alto Alegre, Lamarão, Barro Vermelho Chico Preto, Mangabeira, Brejo Seco, Varginha, Nova Vida e Palmeira.

    Dircom

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ