• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Silvio Santos volta ao Brasil para apresentar programa proibido pela Globo ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem


    As férias de Silvio Santos acabaram: depois de cinco meses nos Estados Unidos, o empresário já alertou aos executivos do SBT que estará de volta ao Brasil na próxima semana. Incomodado com os baixos índices de audiência em praticamente todos os programas de sua emissora, o dono do Baú retornará de seu período sabático com uma extensa lista de novas atrações na bagagem — e uma delas será comandada por ele próprio. É o game show britânico Weakest Link, rebatizado pelo apresentador como O Mais Fraco Vai Embora, e que deve entrar no ar nas próximas semanas.

    Há exatos 20 anos, o formato por pouco não desembarcou no Brasil pelas mãos da Globo: a líder de audiência chegou a um acordo com a BBC para adquirir a atração, inicialmente planejada para ser um quadro do Domingão do Faustão (1989-2021). No entanto, o desempenho de Fausto Silva no game show não agradou aos executivos da emissora, que trocaram o comunicador por Pedro Bial ainda durante a gravação de pilotos. O programa deveria ter entrado no ar em 11 de agosto de 2002, após o Fantástico, mas teve sua produção descontinuada por atritos com a rede inglesa.

    Thank you for watching

    De acordo com uma reportagem publicada por Daniel Castro, atual publisher do site Notícias da TV e então colunista da Folha de S.Paulo, a BBC não permitia que o formato sofresse modificações em suas versões internacionais. A Globo, que chegou a oficializar a chegada de O Elo Mais Fraco para veículos de imprensa, voltou atrás e adiou a estreia da atração por “intransigências” vindas dos executivos britânicos. O adiamento, porém, virou cancelamento. Conforme noticiado por Castro, o programa de perguntas e respostas tinha chance nula de voltar a ser feito pela emissora.

    Duas décadas depois, a situação de Weakest Link é completamente diferente: o formato passou a ser comercializado pela Fremantle, e não mais pela BBC, e tampouco faz o sucesso de outrora no mercado internacional. Nos últimos dois anos, ele só teve versões em países pouco (ou nada) expressivos para a TV mundial, como Austrália, Chipre, Grécia, Alemanha e Rússia. As exceções ficam por conta do Reino Unido, em que uma temporada chegou ao fim há dois meses, e nos Estados Unidos, em que o game show ganhou uma nova versão na NBC no início deste ano.

    A reportagem do TV Pop apurou que Silvio Santos ordenou que os executivos do SBT comprassem o formato há cerca de 60 dias. As negociações com a Fremantle progrediram rapidamente e O Mais Fraco Vai Embora já está em fase avançada de pré-produção, com a confecção de cenários e montagem de identidade visual. Até mesmo as primeiras chamadas do formato, citando apenas o nome da atração, foram colocadas no ar nos intervalos comerciais da emissora de forma discreta, no mesmo molde dos anúncios de filmes produzidos no século passado.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ