Em uma sessão conturbada realizada nesta terça-feira (10), a Câmara Municipal de Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano, aprovou mudanças no regimento para antecipar as eleições do presidente e mesa diretora. A proposta foi aprovada com nove votos favoráveis, enquanto os outros oito vereadores se ausentaram.
Vídeos obtidos pelo bahia.ba mostram gritaria e confusão generalizada no plenário. Na ocasião, o secretário municipal de Sustentabilidade, Renato Faedo (PP), que é marido da vereadora Daiana Faedo (Patriota), foi retirado da sessão pela Polícia Militar.
Segundo o presidente da Casa, o vereador Fernando Fernandes (União Brasil), que chegou a ser atingido por ovos, servidores da prefeitura compareceram à Câmara e tentaram”impedir [a sessão] pra não acontecer a aprovação da mudança do regimento”. Segundo Fernandes, os funcionários “já foram preparados”.
Fernandes classificou a pauta como um “projeto normal”, lembrando que votação do tipo ocorreu em Salvador e outras cidades baianas. Ele, que tentará se reeleger presidente, prevê que a eleição da mesa para o próximo biênio será realizada no dia 17 de maio.