• Girl in a jacket
  • Mais de 50 atividades aconteceram simultaneamente no primeiro dia de Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB) ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    Programada para acontecer de 23 a 25 de maio, a V edição da Festa Literária Internacional de Barreiras, que este ano trabalha com a temática “Vozes do Sertão na Literatura: Diálogos Contemporâneos”, teve em seu primeiro dia de festa uma extensa programação preparada pela Prefeitura de Barreiras, curadoria e unidades escolares da rede pública e privada de ensino.

    O evento é uma realização da Secretaria de Educação, por meio da Diretoria de Cultura, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba); Núcleo Territorial de Educação (NTE/11), Academia Barreirense de Letras (ABL), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), como Instituições curadoras.

    Várias oficinas de atividades lúdicas, literatura e cordel, exposição em comemoração aos 100 anos da semana de Arte Moderna no Brasil, declamações de poesias, dança, apresentações teatrais, exposições artísticas, rodas de conversa dentre outras, deram início as atividades desta que é a maior Feira Literária do Oeste da Bahia. Vários estandes foram montados e ocupados por instituições de ensino, que trouxeram para a FLIB, histórias, ícones e apresentações que trazem em seu contexto a temática central da Festa Literária.

    A aluna do Colégio Municipal Padre Vieira, Camila Silva, destacou a importância do retorno da Flib. “Estamos precisando respirar mais cultura, literatura e arte. Esses três dias de festa irão nos proporcionar muito conhecimento e aprendizado. Hoje temos aqui grandes nomes da nossa literatura, e junto com meus colegas acabei de participar de três oficinas bem interessantes que trazem a literatura e cultura dos sertões como eixos principais. Estou gostando muito e pretendo vir todos os dias”, disse.

    Um dos destaques dentro da programação da Festa Literária Internacional de Barreiras neste primeiro dia, foi a oficina e instalação artística, com a Fotógrafa Retratista e atriz Lauren Lima, na Praça Amphilophio Lopes, com a apresentação do Projeto “A Revolução das 30+”, que tem como função social, apresentar e discutir os aspectos que permeiam o cotidiano das mulheres como a luta pelas conquistas e validação de direitos, ela faz um convite para a reflexão sobre o que é ser mulher na contemporaneidade, sem perder de vista o contexto, através de registros históricos e sociais, mas também, por meio da contribuição de relatos da vida privada de cada participante, que é única e de extrema importância.

    “Agradeço a curadoria do evento pelo convite, e quero dizer que a Revolução das 30+ é um projeto interativo e dinâmico com mulheres dos quatro cantos do Brasil. As pessoas que chegam aqui têm a oportunidade de ficar com os olhos vendados e ouvir as falas dessas mulheres em relação ao silenciamento feminino, e assistir à apresentação de um vídeo com uma exposição fotográfica trazendo elementos do processo, e de outras falas de mulheres a partir da imagem e da experiência fotográfica, pois são essas mulheres plurais que enriquecem o nosso trabalho. É uma felicidade muito grande poder estar aqui hoje contando a história dessas mulheres ”, pontuou Lauren Lima, ressaltando que nesta terça-feira, das 14h às 18h ela dará sequência a instalação artística e oficina. (Dircom PMB).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ