• Girl in a jacket
  • Barreiras: Arraiá do Vale Produtivo proporciona vitrine de negócios para a agricultura familiar ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    Uma diversidade de produtos, desde os in natura como frutas e exposição de hortaliças, até produtos comercializados e industrializados na Capital do Oeste, foram destaques durante os cinco dias do Arraiá do Parque 2022, o maior São João da Bahia realizado por uma Prefeitura. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, dentro do Projeto Vale Produtivo, com o apoio da Diretoria de Cultura e buscou apresentar à população produtos da agricultura familiar produzidos e comercializados no município.

    O espaço proporcionou a exposição de muitas histórias de sucesso, a exemplo dos produtores da Fazenda Casulo que apresentou para o público a cachaça Cabeceira dos Gerais, a primeira cachaça artesanal engarrafada de Barreiras. “Nossa proposta não era vender, era apenas apresentar o nosso produto, mas fomos surpreendidos e fizemos boas vendas”, disse Renato Santos.

    Localizado, estrategicamente, logo no início do Arraiá do Parque, no Arraiá do Vale Produtivo barreirenses e turistas conheceram também doces, petas, licores, cacau, derivados da mandioca, peixes, camarão e até uma variedade de molho de pimenta produzidos em Barreiras. “Nosso objetivo foi divulgar a nossa marca Vó Preta que já está disponível nos mercados do município”, disse Valdir Pinheiro, representante da marca com indústria no povoado Boca do Gerais.

    O Arraiá do Vale Produtivo reproduziu de maneira lúdica e histórico-cultural a vida do homem do campo, essa era uma das propostas segundo o secretário. “O nosso arraiá veio para servir de vitrine e mostrar o potencial da agricultura familiar de Barreiras e da região Oeste. Nesta oportunidade, os expositores além de mostrarem seus produtos estão realizando vendas, superando as expectativas nesses cinco dias, aumentando também a rede de contatos”, pontuou José Marques.

    Neste domingo, o espaço recebeu a participação do cantor Alcione e Banda, que trouxe em seu repertório o tradicional forró pé de serra. Presente no evento, o prefeito Zito Barbosa acompanhado da primeira-dama, Marisete Bastos e do vice-prefeito Emerson Cardoso, destacou que o homem do campo é o principal ator neste período junino, uma vez que os produtos consumidos nesta época são de origem do campo.

    “Um dos nossos objetivos neste São João foi valorizar o pequeno agricultor e a agricultura familiar, são eles que produzem a maioria dos alimentos que vão direto para a mesa das famílias. Quando criamos o Projeto Vale Produtivo foi justamente para valorizar esse segmento que tanto precisa do apoio do poder público, proporcionando assim, um cuidado especial com homem do campo, por isso, logo na entrada desta grandiosa festa fizemos questão de apresentar esses produtores tão importantes para nossa alimentação e ainda apresentar às pessoas tudo que é produzido no nosso vale, como é produzido e onde esses produtos podem ser encontrados”, destacou Zito Barbosa. (Dircom PMB)

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ