• Girl in a jacket
  • Barreiras: Cidadão cai no golpe do falso empréstimo - Veja dicas para não ser a próxima vítima ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

     

    Um cidadão de 51 anos de idade que mora em Barreiras caiu no golpe do falso empréstimo e teve prejuízos. Observe como foi a situação em seu relato à Polícia.


    Na terça-feira (21), por volta das 11h recebeu em seu WhatsApp uma mensagem através de um número (11) ....6550 onde lhe oferecia como empréstimo o valor de R$ 50 mil.


    No dia seguinte entrou em contato com o número e fechou o contrato com uma pessoa na qual não se recorda o nome. Em seguida o golpista lhe exigiu o valor de R$ 380,00 para a liberação do referido empréstimo, e assim foi feito via Pix. Outros valores foram exigidos e só então a vítima veio a perceber que havia caído em um golpe.


    Para piorar, a vítima ainda teria enviado alguns documentos assinados aos golpistas.


    Em certos casos, a vítima preenche um contrato. No momento que ela assina o suposto contrato enviado via aplicativo de mensagens, ela não se atenta a uma suposta cláusula que impõe uma multa muito alta caso ela deseje abandonar esse contrato. Em dado momento cria-se um obstáculo pra liberação dos valores, então a vítima é orientada a depositar determinada quantia na conta desse estelionatário.


    Dicas importantes para não cair no golpe:


    Em momentos de crise financeira, quando precisamos de um empréstimo pessoal acabamos aceitando qualquer tipo de oferta. Porém, é arriscado fazer um empréstimo sem ter certeza de que a empresa é confiável e está dentro da legalidade. Para você saber como identificar uma fraude e evitar contratar um empréstimo falso, confira as dicas abaixo.


    7 dicas para não cair no golpe do empréstimo falso:


    1. 1- Quanto mais atraente for a oferta, maiores as chances de golpe. É importante ter calma e consultar mais informações sobre a empresa antes de solicitar o dinheiro;

    2. 2- Procure empresas com boa reputação no mercado e que seguem normas do Banco Central para conceder crédito;

    3. 3- Não faça depósitos ou transferências antes de receber qualquer valor. Nenhuma instituição confiável solicita antecipação para liberar o dinheiro;

    4. 4- Não passe seus dados pessoais e documentos para desconhecidos. Se tiver o contato por WhatsApp, se certifique de que o número é o mesmo que a empresa disponibiliza;

    5. 5- Não aceite pagar as parcelas do empréstimo em contas de pessoas físicas;

    6. 6- Verifique o endereço da empresa e se ela realmente opera no local;

    7. 7- Faça uma pesquisa de satisfação da empresa. Busque na internet avaliações da instituição e em site como Reclame Aqui e Procon. Assim, você vai quais são as reclamações de outros clientes sobre essa empresa. Desconfie de empresas que não têm avaliações nenhuma. (Blog Braga).

     

    Dicas/Fonte: serasa.com.br

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ