• Girl in a jacket
  • Médicos baianos recebem capacitação para diagnosticar morte encefálica ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    Capacitar médicos intensivistas para o diagnóstico de morte encefálica e manutenção dos potenciais doadores de órgãos e tecidos para transplantes foi o principal objetivo do Curso de Capacitação para Determinação de Morte Encefálica, realizado na noite de ontem (28), de modo online, numa iniciativa da Central Estadual de Transplantes da Bahia, em parceria com a Sociedade de Terapia Intensiva da Bahia – SOTIBA.

    O curso, que reuniu cerca de 200 participantes, entre profissionais médicos e membros de Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e de Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), abordou questões como a manutenção hemodinâmica do potencial doador de órgãos e comunicação com a família durante e após o diagnóstico de morte encefálica.

    Outro evento está programado pela Central Estadual de Transplantes, com o objetivo de capacitar estes profissionais para a identificação de pacientes que necessitam de transplantes, e devem ser encaminhados para os serviços credenciados a fim de serem avaliados e incluídos na lista de espera para transplante.

    Na Bahia, de janeiro até o último dia 20, foram registradas 59 doações de múltiplos órgãos e 188 doações de córneas, possibilitando a realização de 257 transplantes de córnea, 16 de fígado, 105 de rim\cadáver e mais 11 de rim intervivos. A lista de espera para transplante, no momento, contabiliza 1.641 para rim, 86 para fígado e 1.084 para córnea. (Sesab).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ