• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Parto Humanizado é destaque no Centro de Parto Normal de Barreiras ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    Em pleno funcionamento em Barreiras, o primeiro Centro de Parto Normal do Oeste da Bahia, é destinado à assistência ao parto de maneira segura e humanizada, oferecendo além do acolhimento e conforto à parturiente de baixo risco e ao recém-nascido, o respeito e autonomia às gestantes. Inaugurado em fevereiro, pelo prefeito Zito Barbosa, esse equipamento conta com cinco quartos para pré-parto, parto e pós-parto, e um quarto com banheira para partos na água.

    Inserido dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, o CPN está apto para receber as pacientes reguladas pela Atenção Básica nas 48 unidades de saúde, tanto da cidade, como da zona rural. Nesta segunda-feira (6), o espaço do Centro de Parto Normal foi à escolha da paciente Karla Beatriz para ter seu primeiro filho, João Vicente. Ela conta que teve conhecimento sobre o CPN na última edição do Saúde Integrada em Ação, realizada pela Prefeitura de Barreiras, em maio, no Parque Engenheiro Geraldo Rocha.

    “Fui visitar a estrutura do Saúde Integrada em Ação e fazer uma pintura na barriga para tirar algumas fotos desse momento de gestação, foi então que conheci como é realizado o atendimento no CPN, gostei da proposta de ter duas acompanhantes ao meu lado e a autonomia de ter o meu bebê. Fui muito bem recepcionada por toda equipe, o acolhimento me deixou à vontade, realizei exercícios e tomei um banho quente que me auxiliou bastante, assim, João Vicente nasceu no tempo dele”, declarou Karla.

    A proposta é justamente oferecer um atendimento humanizado e acolhedor para que as mulheres gestantes se sintam à vontade em um dos momentos mais importantes de suas vidas, como explica a coordenadora Layanne Vila Verde.

    “O nascimento de um filho é um momento marcante na vida da mãe e de toda família, por isso no CPN é ofertado esse atendimento acolhedor, que acontece desde a recepção da gestante até o período final no retorno para seus lares. A paciente é encaminhada pela Atenção Básica assim que demonstrar essa vontade de parir normal e quando se encaixar nos critérios, principalmente sendo uma gestação de baixo risco habitual. No CPN é realizado uma consulta de perfil, após essas avaliações ela será orientada sobre o parto normal e participa das dinâmicas realizadas neste setor”,  explica.

    A coordenadora ainda relata a emoção de toda equipe de participar desses momentos. Neste dia, as técnicas de enfermagem Tâmara Caroline e Aristélia Rodrigues partejaram a paciente, sobre os olhares da assistência dos enfermeiros obstetras Daiane Alencar, Jerry Adriano, José Vagner e Layanne Vila Verde, além da colaboração da enfermeira obstetra e diretora do Hospital da Mulher, Patrícia Assis.

    “Esses momentos são grandiosos! Agradecemos a Deus por cada vida aqui iniciada através da vontade da mãe e por uma equipe tão comprometida. Nosso atendimento acontece 24h, conta com o apoio do Hospital da Mulher na oferta desse acolhimento humanizado e integrado para as pacientes de Barreiras”, pontua Layanne Vila Verde. ( Dircom, Prefeitura de Barreiras).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ