• Girl in a jacket
  • Projeto Bahia Produtiva recebe prêmio de melhor do Brasil em captação de recursos internacionais ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    O Bahia Produtiva, projeto do Governo do Estado, que vem transformando a vida de milhares de famílias agricultoras baianas, a partir do desenvolvimento rural e da inclusão produtiva, foi eleito como melhor prática do Brasil em captação de recursos internacionais. Nesta terça-feira (7), no Ministério da Economia, em Brasília, ocorreu a cerimônia do Prêmio SAIN-ABDE de Melhores Práticas em Captação Internacional, e na categoria Governos Estaduais, a iniciativa baiana foi congratulada.

    Ao receber o prêmio, o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, enfatizou que essa premiação tem um significado muito grande. “É um reconhecimento de um trabalho de equipe, desenvolvido há oito anos, em que os resultados são sentidos pelos agricultores familiares, organizações e cooperativas. Uma estratégia diferenciada em que os investimentos chegam na ponta, são 139 mil beneficiários diretos, atendidos em 342 municípios no estado. Estamos orgulhosos. A nossa responsabilidade agora só aumenta”.

    Resultado do acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird- Banco Mundial), o Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e tem um investimento total de U$ S260 milhões (dólares) para o fortalecimento da agricultura familiar. “Essa premiação é importante pois são iniciativas que trabalham o desenvolvimento sustentável correto, que trazem transformação real na vida das pessoas”, afirmou Erivaldo Gomes, diretor executivo do Brasil, no Banco Mundial.

    Gestão participativa

    O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, celebrou a premiação observando alguns aspectos que fizeram do Bahia Produtiva um projeto de referência. “As ferramentas desenvolvidas, como os sistemas de aquisições intitulado de Solução Online de Licitações (SOL), de acompanhamento, o Monitora BP, de prospecção dos negócios dos empreendimentos, entre outros, proporcionaram um desempenho que consideramos altamente satisfatório para o Projeto. Esta premiação é resultado de um esforço coletivo, de uma equipe dedicada, que executa o Bahia Produtiva com métodos eficientes de controles, transparência executiva e primazia operacional, tudo com fluxos interdependentes, mas altamente sinérgicos”.

    Quem também comemorou a premiação foi o secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, que destacou que a execução do projeto proporcionou investimentos complementares como da reforma de mercados municipais, mais oferta do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) e outras ações que vêm estruturando a produção e comercialização da agricultura familiar. “A grande importância neste prêmio é a valorização de uma estratégia que deu certo, de oportunizar àqueles que mais precisam com projetos de inclusão socioprodutiva e, para isso, adotou uma metodologia participativa envolvendo todos os cenários necessários: o agricultor e agricultora familiar por meio de associações e cooperativas, conselhos municipais, colegiados territoriais e Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, ou seja, uma gestão compartilhada com vários segmentos da sociedade civil organizada, para que as ações deem certo”.

    ABDE

    O prêmio é da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e da Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (SAIN), do Ministério da Economia, que tem como objetivo premiar projetos de excelência em captação de recursos junto às Instituições Financeiras Internacionais (IFIs) e constituir um repositório de melhores práticas, para servir como modelo para atores públicos e privados interessados. “Aqui damos visibilidades a projetos importantes, que podem servir de exemplo para outras instituições que implementam políticas públicas de desenvolvimento”, finalizou Jeanette Lontra, presidente da ABDE. ( Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ