• Girl in a jacket
  • Turquia muda de nome e passa a se chamar Türkiye ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem


    Não apenas as empresas mudam de nome como parte de uma estratégia de mercado. Isso pode ocorrer com países. É o caso da Turquia, que anunciou estar mudando seu próprio nome para Türkiye.

    “O processo para aumentar o valor da marca do nosso país está chegando ao fim”, escreveu nas redes sociais Mevlut Cavusoglu, ministro das Relações Exteriores da Turquia, na segunda-feira 31.

    Cavusoglu enviou uma carta ao secretário-geral da ONU para registrar o novo nome do país. A ONU informou, na quarta-feira 1, que a mudança já está em vigor.

    A mudança já havia começado no país em dezembro do ano passado, quando a Turquia passava por uma crise econômica. Dessa forma, o atual presidente, Recep Tayyip Erdogan, emitiu um comunicado solicitando que os outros países usem Türkiye para referir-se ao país.

    “Türkiye é a melhor representação e expressão da cultura, civilização e valores do povo turco”, afirmou o presidente, no ano passado.

    No mesmo período, Erdogan também instruiu aos produtores turcos que rotulassem os produtos com “Made in Türkiye” (feito em Türkiye), e que as agências de notícias estatais começassem a usar o novo nome nos documentos oficiais.

    Na época, o governo turco também informou que existem diversos motivos para que o país seja reconhecido internacionalmente como Türkiye, entre eles: fortalecimento de sua identidade e o fim de algumas associações ofensivas ao nome Turquia.

    No mesmo período, a rede de televisão estatal do país, World TRT, informou que o dicionário de Cambridge define “Turquia” como “algo que faz mal” ou “uma pessoa estúpida ou tola”. De acordo com a rede de televisão, esse é apenas um dos outros exemplos que existem.

    Embora um dos problemas da Turquia seja o significado que o antigo nome possui, não é incomum que os países alterem seus nomes. A Pérsia, por exemplo, tornou-se o Irã; e o Sião, a Tailândia. (Revista Oeste).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ