• Girl in a jacket
  • Consumo de bebidas alcoólicas antes de dormir pode prejudicar o sono, diz instituto ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     


    Embora o álcool consiga trazer relaxamento e acelerar o adormecimento, o hábito de beber antes de dormir prejudica a qualidade do sono, alerta o biomédico e pesquisador do Instituto do Sono, Gabriel Natan Pires. As informações são da Agência Brasil.

    “A curto prazo, o álcool altera a arquitetura do sono, fragmentando este sono, piora o ronco e a apneia, e ainda a própria sensação de ter bebido demais e a ressaca pioram o sono também”, afirmou Natan Pires.

    O especialista explica as consequências a curto prazo que o hábito de tomar umas doses para dormir causam, como por exemplo, prejudicar o último estágio do ciclo do sono (dura cerca de 20 minutos cada e é nele que os sonhos acontecem) e ocasionar muitos despertares. Com isso, é comum acordar cansado na manhã seguinte. 

    “O sono induzido por álcool não é natural, não serve como um sono reparador, não serve para descanso. Se a pessoa acorda com a sensação de que está mais cansado do que quando foi dormir é a prova de que o sono não foi adequado. O álcool nunca é adequado para induzir sono”, disse o pesquisador do Instituto do Sono. 

    Pires explica ainda sobre outra consequência a curto prazo: a apneia do sono. Para quem ronca, o álcool é muito muito pior, devido a apneia. 

    "A apneia do sono é aquela doença em que a pessoa tem pausas recorrentes na respiração durante a noite. O álcool relaxa a musculatura da garganta. Então a pessoa que ronca quando está sob o efeito do álcool vai roncar mais, porque a musculatura da garganta vai ficar mais flácida”, explicou Natan Pires.

    “A depender da quantidade de álcool que a pessoa toma, a ressaca vai piorar o sono, já que, com ressaca e dor de cabeça ninguém consegue dormir direito, ainda tem que levantar no meio da noite para urinar várias vezes. Então tem os efeitos do álcool agindo sobre o metabolismo do corpo, afetando o sono”, continuou. 

    Na visão do biomédico, a pessoa que não consegue dormir sem tomar álcool vive uma espécie de condicionamento. De acordo com o grau de dependência, pode ter uma síndrome de abstinência, caso decida interromper esta rotina. Nesse sentido, é necessário ajuda médica e psicológica para se livrar deste hábito.

    “O uso de álcool é uma dependência química. Então, é sempre muito melhor que a gente aposte na prevenção”, finalizou.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ