• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Barreiras: Cidadão é vítima de golpes da "falsa central de atendimento" com prejuízo de quase 5 mil reais ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     Um cidadão de 48 anos de idade, foi vítima de um golpe que lhe causou um prejuízo de quase R$ 5.000,00. O fato foi registrado na Delegacia de Polícia em Barreiras (Ba), na quarta-feira (03).


    O golpe


    De acordo com o registro, a vítima recebeu uma ligação com número de protocolo relatando que uma possível fraude estaria acontecendo em sua conta bancária, sendo então orientado a ligar para o 0800 do banco.


    No momento que realizou a ligação, foi informado de tentativas de Pix em sua conta, e após a ligação foi-lhe enviado um protocolo para cancelamento. No entanto, a vítima constatou mais tarde que se tratava de uma fraude onde foi realizado um Pix de R$ 4.999,99 da conta.


    Muita atenção!


    Com o passar dos anos, os golpistas vão tornando mais convincentes seus crimes. Somente em relação à modalidade conhecida como “Golpe da Falsa Central Telefônica”, o número cresceu 340% em 2021, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).


    Parte destes crimes é cometido utilizando o nome do Banco do Brasil (BB).


    O BB lembra que várias ligações estão sendo realizadas a partir do número 4004-0001, que pertence à empresa. Além disso, o suposto atendente informa que existem problemas na conta da vítima, compras suspeitas ou que é necessário algum tipo de confirmação de dados.


    E para dar mais credibilidade e enganar o cliente, os golpistas ainda utilizam gravações de menus automáticos que pedem que os números sejam digitados.


    Como se proteger da Falsa Central de Atendimento?


    Primeiro, o BB explica que não faz ligações para clientes a partir do 4004-0001, já que esse número é apenas receptivo (somente recebe ligações). Para conseguir simular as ligações, os golpistas utilizam aplicativos que “mascaram” o número de origem da ligação. Com esses softwares é possível escolher qual número aparecerá no visor de quem está recebendo a chamada.


    Para evitar ser vítima da modalidade de golpe da Falsa Central de Atendimento, a instituição financeira pública sugeriu as seguintes dicas:


    1. Os atendentes do BB não pedem confirmações de dados dos clientes quando a ligação é iniciada pela própria agência. Ou seja, o cliente só precisará confirmar detalhes caso ele mesmo ligue para a Central de Atendimento;


    2. O BB não liga para os clientes para realizar a liberação ou atualização de dispositivos ou do módulo de segurança. As atualizações são realizadas de maneira automática. No caso do módulo de segurança, só há contato com a pessoa caso for aberto um protocolo de atendimento no serviço BB Atende;


    3. O BB não orienta os clientes por telefone para se dirigirem até um Terminal de Autoatendimento para realizar qualquer tipo de transação;


    4. É importante ficar atento ao golpe dos 5 minutos. Em casos de clientes desconfiados, os golpistas pedem para que eles liguem para o banco. Contudo, é preciso esperar pelo menos 5 minutos para efetuar a ligação, já que os criminosos conseguem “segurar” a linha por esse tempo e quando a pessoa realiza a ligação, é o próprio golpista que atende;


    5. Não aceite realizar nenhum contato por endereços eletrônicos como “bbsuporte”, “bbrelacionamento” e “bbatendimento”. Os sites falsos conseguem capturar os dados dos clientes e, por causa disso, o recomendado é acessar o site do banco digitando www.bb.com.br;


    6. Em caso de suspeita de golpe, não informe nenhum dado pessoal e nem senha e desligue a ligação imediatamente;


    7. Caso você tenha sido vítima de um golpe e só se atentou depois disso, entre o contato com os canais oficiais do BB (4004-0001 em capitais e regiões metropolitanas; 0800 729 0001 nas demais localidades ou 61 4004 0001 por WhatsApp) e registre um boletim de ocorrência. (Blog Braga).


    Fonte: tecmundo.com.br/seguranca

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ