• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Barreiras sedia Seminário Territorial sobre os serviços de Proteção Social Especial de média e alta complexidade para crianças e adolescentes ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    Com a proposta de construir um diálogo sobre as demandas e serviços ofertados pela rede de proteção para crianças e adolescentes do Oeste da Bahia, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras ofertou apoio na realização, nesta quinta-feira (25), no auditório da Aiba, ao 1º Seminário e Apoio Técnico Territorial com a participação de gestores, técnicos e conselheiros de assistência social dos municípios, que compõem o território da Bacia do Rio Grande, sendo Angical, Baianópolis, Buritirama, Cristópolis, Catolândia, Cotegipe, Formosa do Rio Preto, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley.

    Participaram da abertura oficial do evento, a secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Maritânia Carvalho; a defensora pública da Bahia e que atua na área da infância e juventude em Barreiras, Natália Leão; coordenadora estadual de Proteção Social Especial, Marcia Santos; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marília Machado; e ainda Luciana Soares, de Wanderley, representando os municípios de Pequeno Porte I e Luciane Araújo de Formosa do Rio Preto, representando os municípios de Pequeno Porte II.

    Para a secretária, o momento foi oportuno para estreitar a relação dos municípios do Oeste com as ações desenvolvidas pelo Estado, principalmente para tirar dúvidas dos profissionais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes. “A Assistência Social é firmada como política pública que deve atender a todos que dela necessitar, configurando-se, desta forma, como direito do cidadão e dever do Estado, dessa maneira, para fortalecer a política do SUAS e promover uma assistência digna ao público  de crianças e adolescentes, é imprescindível o fortalecimento desta parceria. O papel da Assistência Social além de cuidar de pessoas, também é o de capacitar seus técnicos para que estes atuem como multiplicadores de informações e coloquem em prática no dia a dia o conhecimento adquirido neste seminário”, pontuou Maritânia Carvalho.

    Após a abertura, os convidados participaram de uma mesa redonda, mediada pela conselheira e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marília Machado, com o tema “Os serviços da Proteção Social Especial de média e alta complexidade para crianças e adolescentes”. No período da tarde, foi realizada uma reunião territorial de apoio técnico, para a construção de fluxos e sistemáticas no atendimento e acolhimento institucional de crianças e adolescentes nos municípios que compõem o território da Bacia do Rio Grande.

    Para Marília Machado, o momento além de proporcionar conhecimento, também foi para sanar dúvidas de profissionais que atuam em Secretarias Municipais de Assistência Social. “Buscamos hoje concentrar todos os municípios da Bacia do Rio Grande em um único espaço, com o objetivo de sanar dúvidas, fortalecer e integrar o território, nas ações de Proteção Social Especial de média e alta complexidade para crianças e adolescentes. Foi um encontro bem produtivo e esclarecedor, principalmente para os agentes que lidam diretamente com a temática e moram distantes da Capital. O Conselho Municipal e a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreira estão de portas abertas para também trocar informações e conhecimento, para a oferta e melhoria dos serviços às nossas crianças e jovens do Oeste”, salientou Marília. (Dircom, Prefeitura de Barreiras).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ