• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Ministério da Saúde pede para Anvisa liberar vacina contra varíola dos macacos ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     Imunizante Jynneos, fabricado pela empresa Bavarian Nordic, com sede na Dinamarca, já é usado em outros países


    O Ministério da Saúde enviou um pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para analisar e liberar o uso da vacina Jynneos contra a varíola dos macacos. O imunizante, fabricado pela empresa Bavarian Nordic, com sede na Dinamarca, já é usado em outros países.

    Na última sexta-feira, 9, a agência sanitária aprovou, por unanimidade, a dispensa de registro para importação de medicamentos e vacinas que combatem a doença. A medida tem por objetivo simplificar a análise documental e facilitar a liberação tanto dos medicamentos quanto das vacinas. Desta forma, o Ministério da Saúde pode solicitar à agência a dispensa de registro de medicamentos ou imunizantes que tenham sido aprovados por autoridades internacionais.

    A decisão tem caráter temporário. No caso da vacina Jynneos, o processo de avaliação passará pela Comissão Técnica da Emergência Monkeypox criada pela Anvisa, e a decisão final caberá a Diretoria Colegiada da agência. Até o momento, o Brasil registra 3.896 casos positivos da varíola dos macacos e uma morte. Disparado na liderança, o Estado de São Paulo computa 2.528 casos. Na sequência aparece o Rio de Janeiro com 445 casos, Goiás (260), Minas Gerais (206) – onde teve o único óbito – e o Distrito Federal (156).

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, no último mês, estado de emergência de saúde pública em relação a doença. (Jovem Pan).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ