• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Refinaria de Mataripe na Bahia é a maior produtora de parafina da América Latina ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    O que as velas têm em comum com o shampoo, impermeabilizantes de papéis e embalagens? Pode parecer estranho, mas a parafina está na composição final de todos esses produtos e, também, de outros, como ceras, emulsões para produção de aglomerados (compensado) de madeira na indústria de móveis, aditivos para indústria química e de borracha. 

    E vai além, a parafina também é utilizada na indústria farmacêutica, em cremes e condicionadores e na linha de produtos biodegradáveis, como detergentes e no fluido de perfuração de poços de petróleo onshore.

    Líder na América Latina

    E você sabia que é da Bahia, mais especificamente da Refinaria de Mataripe, de onde saem até 80% de toda a parafina fabricada no país? Esta produção é vendida para países da América Latina, Europa e para os Estados Unidos. No mundo, este índice equivale a 2%, de acordo com estudo da JAM Global Solutions, apresentado no 7º Congresso Mundial de Cera, em maio deste ano, nos Estados Unidos. 

    Desde que assumiu a refinaria, a Acelen aumentou a produção de parafina em mais de 200%. Com este incremento na unidade, a empresa passou a trabalhar com capacidade de 85 mil toneladas ao ano, tornando-se a maior fabricante na América Latina. Só para se ter uma ideia, em um mês, as cerca de 4 mil toneladas produzidas atualmente são suficientes para fabricar 160 milhões de velas. 

    “Este desempenho é resultado do investimento em melhorias operacionais e entendimento das necessidades dos clientes. Ampliamos a confiança do mercado a partir da qualidade que a Acelen vem apresentando no seu portfólio”, explicou o diretor comercial da Acelen, Josué Bohn.

    A Refinaria

    A Refinaria de Mataripe processa, por dia, cerca de 280 mil barris de petróleo, o que corresponde a 15% da capacidade total de refino do país, e por mais da metade do abastecimento de combustíveis na Região Nordeste. Além da gasolina e do diesel, a refinaria produz ainda mais 29 produtos, entre eles a parafina. (Bahia Notícias).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ