• Girl in a jacket
  • Anvisa aprova vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (16), o uso da vacina contra a Covid-19, da farmacêutica Pfizer, em crianças com idades entre 6 meses e 4 anos.

    Com a aprovação, o imunizante já pode começar a ser aplicado no país para esta faixa etária, entretanto, a Anvisa esclarece que compete ao Ministério da Saúde a decisão sobre a incorporação e o estabelecimento do calendário para este grupo.

    “A autorização veio após uma análise técnica de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz também para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade”, disse a Anvisa.

    A avaliação da Agência teve início em 1º de agosto, e contou com “avaliação criteriosa” da área técnica com a celeridade requerida.

    Tampa de cor vinho identificará vacina

    A Anvisa esclarece que o imunizante para crianças entre 6 meses e 4 anos tem dosagem e composição diferentes das utilizadas para as faixas etárias previamente aprovadas.

    “A formulação da vacina autorizada hoje deverá ser aplicada em três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas). As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose”, explica a Agência.

    De acordo com a Anvisa, a tampa do frasco da vacina aprovada para as crianças de 6 meses a 4 anos virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

    “O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias”, explica.

    Armazenamento do imunizante

    A Anvisa reitera que a vacina tem 12 meses de validade, quando armazenada a temperatura entre -90 °C e -60 °C.

    “Uma vez retirado do armazenamento de congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2 °C e 8 °C durante um período único de 10 semanas, não excedendo a data de validade original”, informa. (CNN Brasil).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ