• Girl in a jacket
  • Candidato ao governo do Piauí, Silvio Mendes diz a jornalista: 'Você é quase negra na pele, mas é inteligente' ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    O candidato ao governo do Piauí, Silvio Mendes (União Brasil), fez um comentário de teor racista para a jornalista Katya Dangeles durante uma sabatina na TV Meio Norte nesta quarta-feira (31). Mendes, afirmou que a profissional "era quase negra, na pele", mas que "é uma pessoa inteligente", após ter sido questionado sobre feminicídio e minorias.

    Em nota, a assessoria do candidato afirmou que Sílvio Mendes nutre admiração pela profissional e que, após a sabatina, entrou em contato e pediu desculpas, reconhecendo o erro. Leia a íntegra do texto ao final da reportagem. A jornalista disse preferir não se pronunciar sobre o ocorrido.

    Como foi a sabatina

    A jornalista perguntou quais projetos Sílvio Mendes, se eleito, teria a oferecer para mulheres e minorias sociais. Em seguida, o candidato afirmou:

    "Você que é quase negra na pele, mas você é uma pessoa que é inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou”, disse Silvio Mendes.

    O trecho causou repercussão negativa nas redes sociais e alguns usuários apontaram como racista a fala do candidato. "Que absurdo!", "quase negra, mas é uma pessoa inteligente", "mas é inteligente. misericórdia", "grande falta de respeito", "'você é quase negra na pele!' O racismo estrutural gritando", foram alguns dos comentários em resposta ao trecho do vídeo que viralizou na internet.

    Abaixo, leia a íntegra da nota assinada pela assessoria do candidato:

    Devido a repercussão em torno de um trecho da entrevista do candidato a governador Sílvio Mendes à TV Meio Norte, esclarece-se:

    Sílvio tem profunda admiração, respeito e carinho à jornalista Katya Dangeles, quem considera uma amiga desde os tempos que ela trabalhava no jornal Diário do Povo cobrindo matérias políticas quando ele era prefeito de Teresina. Após a entrevista, Silvio entrou em contato com Katya e pediu suas sinceras desculpas, reconhecendo o erro.(G1).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ