• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Cientistas criam aplicativo que detecta Covid-19 por voz com precisão de 89% ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    Um novo aplicativo de celular idealizado por cientistas holandeses tem mostrado resultados promissores na detecção da Covid-19 e promete ter maior precisão do que os testes rápidos disponíveis em farmácias. O app utiliza inteligência artificial para detectar alterações sutis na voz do indivíduo e indicar a presença – ou não – do vírus causador da doença em menos de um minuto. O projeto foi apresentado nesta segunda-feira (5/9) no congresso internacional da Sociedade Respiratória Europeia, em Barcelona, na Espanha.

    Os pesquisadores afirmam que o vírus da doença geralmente afeta o trato respiratório superior do paciente, atingindo as cordas vocais e levando a mudanças sutis na voz. De acordo com o grupo de cientistas, a acurácia do diagnóstico é de 89% em casos positivos e 83%, em negativos, representando resultados melhores do que os exames de farmácia, cuja precisão varia de acordo com a marca disponível.

    Os cientistas desenvolveram modelos diferentes de inteligência artificial e avaliaram qual foi melhor na classificação de casos de Covid-19. Eles também usaram uma técnica de análise que identifica diferentes características da voz, como volume, potência e variação ao longo do tempo, descartando possíveis fatores que poderiam influenciar na detecção da doença.

    No trabalho de pesquisas para a formulação do aplicativo, os cientistas avaliaram um banco de dados da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, com 893 amostras de áudio de cerca de 4 mil participantes saudáveis ​​e não saudáveis. Deles, 308 já haviam testado positivo para a Covid-19. Os participantes instalaram o app no celular e preencheram informações a respeito de dados demográficos, histórico médico e tabagismo. Em seguida, os voluntários foram instruídos a gravar sons respiratórios como tosse, respiração profunda pela boca, e ler uma frase curta.

    O grupo de cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, tem boas perspectivas a respeito do futuro do app.

    “Ele poderá ser usado em países onde a testagem PCR ainda é muito cara ou escassa. Nossos resultados sugerem que simples capturas de voz alinhadas a algoritmos calibrados de inteligência artificial podem adquirir maior precisão ao determinar quais pessoas têm Covid-19”, escrevem os pesquisadores, em comunicado.

    A pesquisadora Wafaa Aljbawi, do Instituto de Ciência de Dados da Universidade de Maastricht e uma dos autoras do trabalho, afirmou que o teste por aplicativo poderá ser utilizado na entrada de eventos com muitas pessoas, possibilitando uma triagem mais rápida da população. Apesar da precisão dos resultados, os cientistas afirmam que ainda é preciso validar o uso do app com uma amostra maior de indivíduos. (Metrópoles). 

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ