• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Em Barreiras, brigadistas voluntários recebem uniformes e equipamentos para atuar no combate aos incêndios na região do Rio de Pedras ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

      

    Após passar por treinamento específico em maio passado, 14 voluntários das comunidades de Rio de Pedras, Mata do Puba, Capão Redondo e Vereda Seca, receberam na sexta-feira (2), os uniformes, equipamentos e itens estratégicos para a atuação no combate aos incêndios. O material foi entregue aos brigadistas voluntários pela subsecretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, Marisa Costa e pelo educador ambiental da secretaria, Ronaldo Ursulino.

    “Formar esta equipe de brigadistas voluntários é fundamental, considerando a logística e a localização desta comunidade. Eles estarão aqui, com os equipamentos e treinamentos necessários e assim, poderão sanar os focos de incêndios evitando que se propaguem e causem maiores danos para a população, as lavouras e veredas”, destacou Marisa Costa durante a cerimônia realizada na localidade de Rio de Pedras.

    Os itens entregues são estratégicos para a proteção dos voluntários e também para facilitar a atuação em campo. Uniformes e botas que resistem a altas temperaturas, bombas costais e abafadores estão entre os materiais recebidos pelos brigadistas. “Esta é uma região de pastagem, veredas, reservas legais e por onde passam muitos caçadores, então o índice de focos de incêndio é grande. Estes voluntários estão preparados e prontos para começar a atuar”, disse Ronaldo Ursulino.

    A segurança dos novos combatentes foi reforçada pelo chefe do esquadrão do Prevfogo/Barreiras, Francisco José Barbosa, que também repassou orientações sobre o uso dos equipamentos. Ele compartilhou as experiências vividas nos 14 anos de atuação e combate aos incêndios. “Trabalhamos no Xingu, no Pantanal e onde há a necessidade de conter os focos de queimadas. É preciso ter muita coragem e desprendimento, principalmente neste caso de pessoas que são voluntárias, que deixam suas famílias para um trabalho que não é brincadeira e exige muito de cada um”, disse.

    Prática – A primeira experiência prática foi vivenciada pelos brigadistas voluntários neste domingo (4), quando um incêndio se propagou pelas veredas da região do Rio de Pedras, mobilizando as equipes recém-formadas. Eles percorreram a região, utilizando bombas costais e abafadores, além de experimentar as táticas e técnicas de combate aos incêndios florestais recebidas durante o treinamento. A atuação dos brigadistas continua nesta segunda-feira (5), com o apoio de equipes do PrevFogo e Corpo de Bombeiros. (Dircom).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ