• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • FBF completa 109 anos; entidade é uma das mais antigas do Brasil ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem


     A entidade máxima do futebol baiano está em festa nesta quarta-feira (14). A Federação Bahiana de Futebol completa 109 anos de fundação.

    Fundada em 14 de setembro de 1913 cresceu e se desenvolveu ao longo dos mais de 100 anos de existência. Uma das entidades desportivas mais antigas do país, hoje é destaque no cenário nacional.

    A história da FBF começou a ser escrita ainda em 1901, com a chegada do jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, à Bahia trazendo uma bola da Inglaterra.

    Foi no antigo Campo da Pólvora que o até então desconhecido objeto começou a rolar em Salvador. Nos anos seguintes, regras foram trazidas da Europa e os primeiros clubes foram surgindo no Estado. O primeiro deles foi o Club Internacional de Cricket, em 1903, e dedicado exclusivamente ao futebol. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, foi fundado antes, em 1899, mas passou a praticar o futebol também em 1903. A primeira partida oficial, por sua vez, foi entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe. Não demorou muito após o primeiro jogo e o futebol cresceu de uma maneira que foi preciso ser criada uma entidade para dar conta da organização de partidas e campeonatos. Foi aí que, em 1904, surgiu a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST).

    A LBST realizou o primeiro Campeonato Baiano em 1905, mas, oito anos depois, passou por uma série de dificuldades e acabou fechada. Porém, a força que o futebol já havia construído não destruiu o sonho e, no dia 14 de setembro de 1913, foi fundada a Federação Bahiana de Futebol.

    Além dos 109 anos de fundação, o ano de 2022 também marca um novo capítulo na história da entidade. A FBF está de casa nova desde o início de agosto. A nova sede fica localizada Rua A, Av. Praia de Copacabana, número 1764, no bairro de Ipitanga, em Lauro de Freitas.

    A entidade é presidida pelo analista de sistemas Ricardo Lima, que tem como vice-presidente o advogado Manfredo Lessa. Eles foram reeleitos no início deste ano para o segundo mandato, o quadriênio 2023-2027.

    "Neste dia tão importante para esta entidade, não posso deixar de agradecer a todos os nossos filiados, colaboradores, árbitros, profissionais de imprensa, torcedores e ex-presidentes que por aqui passaram e também contribuíram nessa caminhada. São 109 anos de lutas e dedicação ao esporte mais amado pelo brasileiro. É um orgulho presidir a FBF hoje. Como retribuição a todo apoio, garanto ainda mais empenho e dedicação todos os dias, para que a nossa federação se desenvolva cada vez mais e seja referência no cenário nacional", disse o presidente Ricardo Lima.

    Competições - Fazem parte do calendário de competições da FBF os Campeonatos Baianão Profissional Série A, Baianão Profissional Série B, Baianão Sub-20, Baianão Sub-15 e Sub-17, Campeonato Baiano Intermunicipal de Futebol, Baianão Feminino, Copa Governador do Estado e Torneio Seletivo. Estes dois últimos não acontecem anualmente e dependem da aprovação e participação dos clubes.

    Além destes campeonatos, dos quais é a responsável, a FBF também cumpre seu papel de fomentar o futebol em toda a Bahia, apoiando diversas outras competições, organizadas por parceiros, entre eles as Ligas Desportivas. (FBF).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ