• Girl in a jacket
  • Metade dos brasileiros já sofreu de esgotamento mental, diz pesquisa ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

     

    Metade dos brasileiros já sofreu de esgotamento mental, diz pesquisa
    Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Metade dos brasileiros já viveu uma situação de esgotamento mental por mais de um dia seguido ou conhece alguém dentro de casa que enfrentou a situação, segundo revela a pesquisa Datafolha Saúde Mental dos Brasileiros 2022. As mulheres são maioria no grupo, representando 57% dos entrevistados que declararam ter passado por momentos de estresse extremo.

     

    Encomendada pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), a pesquisa faz parte da Campanha Bem Me Quer, Bem Me Quero: Cuidar da Saúde Mental é um Exercício Diário, que marca as ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à saúde mental e à prevenção do suicídio.

     

    As entrevistas foram feitas entre os dias 2 e 13 de agosto deste ano, com 2.098 entrevistas presenciais com pessoas de 16 anos ou mais, residentes em 130 municípios das cinco regiões do país.

     

    Cerca de 53% dos participantes responderam que passaram por um período de cansaço e desequilíbrio emocional, que foi seguido por uma sensação de desgaste físico e mental que perdurou por mais de um dia, ou declararam conviver com alguém que sentiu isso.

     

    O psiquiatra Fernando Fernandes, médico parceiro da Abrata, chama atenção para o estado da saúde mental dos adultos jovens. Na faixa etária entre 16 a 24 anos, 63% vivenciaram situações de estresse e cansaço por mais de um dia.

     

    “O mais recente retrato da saúde mental do brasileiro revela percepção de esgotamento e sofrimento emocional. É preciso olhar para os motivos, mas também propor medidas para mudar esse cenário”, avalia Fernandes.

     

    Oito em cada dez brasileiros afirmaram que os momentos de angústia e ansiedade se intensificaram durante os últimos dois anos e meio, na pandemia da Covid-19, comparado com períodos anteriores. As informações são do portal Metropoles. 

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ