• Girl in a jacket
  • Sucessor do Ibope na área eleitoral, Ipec não fará tradicional pesquisa ‘boca de urna' ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

      

    Não haverá pesquisas “boca de urna” no próximo domingo, dia 2 de outubro, conforme informações do jornal Gazeta do Povo. Nesse tipo de levantamento, os eleitores são entrevistados pelos institutos na saída dos locais de votação, o que garante maior segurança nos resultados.

    O Ipec, instituto criado por ex-executivos do antigo Ibope Inteligência – setor responsável por levantamentos eleitorais e de torcedores no Ibope –, já garantiu que não realizará as tradicionais pesquisas do dia das eleições, que costumavam prever o resultado horas antes da apuração. O grupo informou que não foi contratado para fazer a amostragem.

    O Ibope já não havia publicado as pesquisas boca de urna no segundo turno das eleições municipais de 2020. Em 2021, o instituto parou definitivamente de realizar levantamentos eleitorais e fechou o setor responsável. Devido a isso, os antigos executivos da área criaram o Ipec.

    O Datafolha, instituto que costuma cobrar mais caro pelos levantamentos, também informou que não fará pesquisas boca de urna. De acordo com o grupo, eles não são contratados para fazer esse tipo de amostragem eleitoral há mais de 10 anos. (Bahia Notícias).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ