• Girl in a jacket
  • Urnas eletrônicas começam a ser equipadas para eleições de 2022 na Bahia ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    As urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2022 na Bahia começaram a ser equipadas nesta segunda-feira (19).

    Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-BA), a etapa consiste na instalação dos sistemas eleitorais e na inserção dos dados dos eleitores e candidatos elegíveis.

    Ainda de acordo com o TRE, o processo deve ser encerrado apenas no dia 29 de setembro. Em Salvador, o prazo é um pouco menor, e a etapa será concluída em cerca de uma semana, em 27 de setembro.

    Além da instalação de sistema e inserção de informações, é nesta etapa que o equipamento recebe lacres produzidos pela Casa da Moeda. O processo garante a inviolabilidade das urnas eletrônicas.

    Em Salvador, o procedimento acontece no Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA, enquanto no interior ele é feito em cartórios eleitorais, polos de informática ou em outros locais determinados pelos juízes eleitorais.

    Na Bahia, cerca de 39 mil urnas passarão por esse processo. Entre esses equipamentos, aproximadamente 5 mil urnas ficarão na capital baiana.

    Próxima etapa

    Depois que os processos de inserção e lacração das urnas eletrônicas são finalizados, os equipamentos estarão aptos para utilização no dia da eleição. Com isso, fica a critério dos cartórios eleitorais o procedimento de distribuição para os locais de votação.

    Todas as etapas de preparação da urna eletrônica podem ser acompanhadas por partidos, instituições e entidades fiscalizadoras. (G1).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ