• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • iPhones terão mesma entrada de celulares Android após padronização da União Europeia ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    Vice-presidente mundial de marketing da Apple, Greg Joswiak, confirmou que exigência de padronização com a entrada USB-C será atendida: ‘Não temos escolha’

    A Apple (AAPL34) cedeu à pressão da União Europeia e vai passar a produzir iPhones com a entrada USB-C, a mesma dos celulares Android, confirmou o vice-presidente sênior de marketing mundial da empresa, Greg “Joz” Joswiak.

    “Temos que segui-las. Não temos escolha”, afirmou “Joz” sobre as exigências feitas pela União Europeia para padronização das entradas. A declaração foi dada no evento Tech Live, do jornal “The Washington Post”.

    O Parlamento Europeu aprovou no dia 4 uma lei que obriga a existência de um carregador universal, com entrada USB-C, para smartphones, tablets e outros dispositivos portáteis. A medida entrará em vigor em 2024.

    Procurada pelo InfoMoney, a Apple no Brasil não se manifestou até o momento sobre a declaração de Joswiak.

    Lightning vs. USB-C

    Os iPhones usam a entrada lightning, que é exclusiva da Apple. A empresa resistia à padronização e dizia que ela seria um empecilho à inovação, mas clientes da empresa reclamam que a transferência de dados da lightning é inferior à da USB-C.

    Segundo a Bloomberg, a Apple planeja mudar a entrada do iPhone para USB-C já em 2023. Vários aparelhos da marca, como Macs e iPads, além de acessórios, já usam a entrada no lugar da lightning.

    Economia e meio ambiente

    A lei europeia foi aprovada com 602 votos a favor, 13 contrários e 8 abstenções. Os eurodeputados defendem que o carregador único e universal vai reduzir o descarte de carregadores obsoletos e os custos aos consumidores.

    A mudança deverá representar uma economia de cerca de 200 milhões de euros por ano (mais de R$ 1 bilhão), além de reduzir a quantidade de lixo eletrônico produzido na Europa em mais de 1 mil toneladas por ano.

    No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) seguiu a discussão europeia e abriu uma consulta pública para discutir a padronização de carregadores de celulares com a entrada USB-C. (Infomoney).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ